Dengue no rio grande do sul e sua situação epidemiológica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio Grande do Sul não registra nenhum caso grave de dengue
Nos primeiros quatro meses do ano, o Estado também não registrou nenhum óbito pela doença
O número de casos graves de dengue noEstado doRio Grande do Sul caiu 100% nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2011, foi registrado apenas um caso grave da doença no Estado. Nenhum óbito foiregistrado no Rio Grande do Sul. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a redução é reflexo da importante parceria com os municípios.
O número de óbitos por dengue no Brasil caiu 84% nosquatro primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2010. Enquanto naquele ano foram registradas 467 mortes pela doença entre janeiro e abril, o primeiro quadrimestre deste ano teve 74óbitos. Os dados são de balanço feito pelo ministro da Saúde, nesta quinta-feira (17) em Brasília.
“Esses resultados expressivos só reforçam o trabalho do ministério em parceria com os municípios e assecretarias estaduais nas ações no período fora da epidemia, que foram pactuados no ano passado. Os planos por incentivo de desempenho, a checagem pelo LIRAa, o acompanhamento do plano de contingênciae as visitas aos estados contribuíram efetivamente para a organização mais eficiente da rede de assistência do SUS”, analisou Padilha.
Ele disse ainda que “o ministério considera um crime contra asaúde pública qualquer paralisação das atividades de combate à dengue por causa das atividades eleitorais. O segundo semestre é fundamental para a mobilização no combate à doença. É o momento deestruturar os serviços de saúde, capacitar profissionais e organizar as ações de vigilância”, reforçou.
O balanço da dengue em 2012 revela outros índices positivos no combate à doença. Houve diminuição de91% nos casos graves da doença, que passaram de 11.845 em 2010 para 1.083 registros em 2012. Já o número total de casos teve retração de 58% - foram 286.011 casos da doença em 2012, contra 682.130...
tracking img