Demonstrativos contábeis

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PERÍODO: 6º
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROFESSOR(A): FLÁVIO LEMENHE
EQUIPE: CRISTIANE SOARES DA SILVEIRA
DANIELLE GALDINO H. DE OLIVEIRA
DELPÍQUIA DE FRANÇA BATISTA
FLAVIANA SANTOS DA NÓBREGA
JOÃO PAULO DO NASCIMENTOMANOEL NÓBREGA FERNANDES JÚNIOR
MAYARA MUNIZ DE OLIVEIRA
PAULO EDUARDO GOMES DE LUCENA

ATIVIDADE

1- DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
Consistem num conjunto de demonstrativos, previstos em lei ou consagrados pela prática, normalmente elaborados ao final do exercício social.
a) Balanço Patrimonial
Segundo Arnaldo Reis, é uma apresentação estática, sintética e ordenada dosaldo monetário de todos os valores integrantes do patrimônio de uma empresa em uma determinada data. Dividi-se em dois grande grupos: Ativos e Passivos.
b) Demonstração do Resultado do Exercício
Segundo Arnaldo Reis, é uma peça contábil que mostra o resultado das operações sociais, lucro ou prejuízo, e que procura evidenciar o resultado das operações principais e acessórias da empresa, provocadopela movimentação dos valores aplicados no Ativo (resultado operacional do período) e a parcela do resultado que, efetivamente, ficou a disposição dos sócios para ser retirada ou reinvestida (resultado líquido do período). Além disso, a DRE mostra, em sequência lógica e ordenada, todos os fatores que influenciaram, para mais ou para menos, o resultado do período, tornando-se valioso instrumentode análise econômico-financeira e preciosa fonte de informações para tomada de decisões administrativas.
c) Demonstração dos Fluxos de Caixa
Segundo Arnaldo Reis, indica a origem de todos os recursos monetários que entraram no Caixa, bem como onde foram aplicados os recursos monetários que saíram do Caixa em um determinado período. Seu objetivo juntamente com os outros demonstrativos é: avaliar ageração futura de caixa para o pagamento de obrigações, despesas correntes e lucros ou dividendos aos sócios; identificar as futuras necessidades de financiamento; compreender as razões de possíveis diferenças entre o resultado e o fluxo de caixa líquido originado das atividades operacionais; e evidenciar o efeito das operações e das transações de investimentos e financiamentos sobre a posiçãofinanceira da empresa.
d) Demonstração do Valor Adicionado
Segundo Arnaldo Reis, é um demonstrativo que procura evidenciar o valor da riqueza agregada a um produto por uma determinada empresa, e de que forma esse valor agregado foi distribuído entre os fatores de produção. Assim seus objetivos são: informar o valor da riqueza criada e o valor e a natureza dos custos agregados pela empresa ao valordos insumos adquiridos; e informar a quem foi destinada essa riqueza criada (empregados, investidores, governo, financiadores, etc).

2- FORMAS DE ANÁLISE
a) Análise por meio de Índices
Segundo José Carlos Marion, os indicadores significam o resultado obtido da divisão de duas grandezas. Por exemplo divide-se as contas a receber pelas contas a pagar, daí tem-se um valor que apenas é ocálculo do índice. Em seguida é necessário interpretá-lo, saber qual o significado daquele índice. E por fim deve-se conceituar o índice, saber se ele é bom, razoável ou ruim.
b) Análise Vertical
Segundo Arnaldo Reis, consiste na determinação dos percentuais de cada conta ou grupo de contas do Balanço Patrimonial, em relação ao valor total do Ativo ou do Passivo. Seu objetivo é mostrar, do lado doPassivo, a proporção de cada uma das fontes de recursos e, do lado do Ativo, a expressão percentual de cada uma (ou de cada grupo) das várias aplicações de recursos efetuadas pela empresa.
b.2) Análise Horizontal
Segundo Arnaldo Reis, é um técnica de análise que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada ano, com o valor correspondente em um determinado ano anterior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstrativos contábeis
  • Demonstrativos Contábeis
  • Demonstrativos Contabeis
  • Demonstrativos Contabeis
  • Pesquisa demonstrativos contabeis
  • Análise de demonstrativos contábeis
  • Análise dos demonstrativos contábeis
  • Projeção de Demonstrativos Contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!