demonstraescontbeisdlpadmpldvaenotasexplicativas 140222200104 phpapp02

6125 palavras 25 páginas
Demonstrações contábeis:
DLPA, DMPL, DVA e Notas
Explicativas

Introdução
A constituição de uma empresa é a formalização da vontade de um ou mais indivíduos que, reunidos, passam a ter objetivos em comum. Do ponto de vista econômico, o objetivo primordial é o lucro.
Essa formalização de vontade requer que os sócios aportem uma determinada quantidade de bens (dinheiro, imóveis, etc.) que formarão o capital inicial da empresa em questão. E o que isso representa? Representa uma dívida que a empresa possui com os sócios. Quando será paga? Partindo da hipótese da continuidade contábil, essa dívida será “paga” no longo prazo, ou, ainda, jamais será paga! Portanto, o capital é, fundamentalmente, um financiamento de longo prazo.
Diante do objetivo, que é examinar as demonstrações financeiras, o tipo societário que mais nos oferece subsídios é a sociedade por ações ou sociedade anônima. Do ponto de vista legal ou jurídico, para constituir uma sociedade por ações são necessários, no mínimo, dois sócios, exceto na hipótese de subsidiária integral que terá como único acionista a sociedade brasileira
(Art. 251 da Lei das S/A, Lei 6404/76). O documento de constituição é denominado de estatuto social. Todo e qualquer tipo de decisões ou alterações que possam ser relevantes ou, ainda, que estejam previstas no próprio estatuto, deverão ser realizadas por meio de assembleias.
Existem dois tipos de assembleias: a ordinária e a extraordinária. A Assembleia Geral Ordinária (AGO) versará sobre assuntos que tenham certa previsibilidade e constância de acontecimentos. Por exemplo: destinação do lucro, distribuição de dividendos e aumento de capital. A Assembleia Geral
Extraordinária (AGE) tem o objetivo de deliberar sobre assuntos que não tenham uma frequência de acontecimentos previsíveis. Por exemplo: alteração de artigos estatutários, abertura ou fechamento de filiais.

Demonstrações contábeis: DLPA, DMPL, DVA e Notas Explicativas

Para formalizar a constituição de uma S/A, a

Relacionados