demonstrações contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário













1 - INTRODUÇÃO

A analise das Demonstrações Contábeis é aplicada em entidades com a finalidade de avaliação da situação da mesma em relação a seus aspectos Econômicos, Patrimoniais e Financeiros, através de analise das Demonstrações Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.
O Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil, poisreflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado, portanto, é uma ferramenta muito importante e indispensável para todas as empresas independente do seu ramo de atividade e forma de tributação.
A Demonstração do resultado do exercício é um relatório contábil elaborado antes do balanço patrimonial, com objetivo de demonstração do ResultadoLiquido de uma entidade confrontando todas as receitas, despesas e resultados apurados no período.
Com essas Demonstrações é possível analisar de forma verticalmente e horizontalmente a situação da entidade, ou seja, demonstrar a estrutura econômico- financeira e acompanhar a evolução das Receitas e das Despesas bem como dos investimentos realizados.













2 - OBJETIVO DOTRABALHO

O presente estudo tem como objetivo apresentar e descrever o desenvolvimento da empresa Construtora Adolpho Lindenberg SA através das analises das demonstrações contábeis:
Análises horizontais, que aponta a variação de itens das demonstrações através de períodos;
Análises verticais, que consiste em dividir todos os elementos do Ativo pelo valor do total desse mesmo e todos os valores doPassivo por seu total;
Índices de Liquidez, Estrutura, Rentabilidade e Prazos.
Através das Analises será possível verificar a capacidade produtiva e rentável da empresa no mercado.




















3 - EXPOSIÇÃO DAS IDEIAS E TEORIAS
3.1 - ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS

A análise das Demonstrações Contábeis constitui-se num processo de meditação sobre os mesmos,objetivando uma avaliação da situação da empresa em seus aspectos Econômicos, Patrimoniais e Financeiros.
A análise de balanços deve ser entendida e estudada de maneira abrangente, isto é, deve ser designada mais propriamente como “Análise Contábil” ou “Análise das Demonstrações Financeiras”, vez que a mesma tem como objeto de estudo, análise e interpretação, não apenas o Balanço Patrimonial, comotambém todas as demais demonstrações contábeis ou financeiras, elaboradas pela empresa e prescritas nos textos legais.
A finalidade da análise é transformar os dados extraídos das demonstrações em informações úteis para a tomada de decisões por parte dos contadores, administradores e usuários da empresa.
Em Contabilidade, o termo análise originariamente tem a ver com a conhecida análise racionalou cartesiana, método criado por Descartes e que consiste em se abordar um problema ou objeto de análise a partir da decomposição de um todo ou de partes maiores, em parte menores. Dessa forma,as contas contábeis que representassem partes menores de um objeto contábil foram chamadas de "contas analíticas", enquanto as contas maiores e que agrupassem os saldos de contas analíticas, denominaram-se"contas sintéticas". Um procedimento que se usa para a análise contábil é o dos ajustes contábeis ou conciliações. As contas sintéticas são importantes para a estrutura das Demonstrações Contábeis (também conhecidas no Brasil por Demonstrações financeiras).
Em relação ao Balanço patrimonial, todavia,nem sempre se consegue demonstrar em contas sintéticas a exata somatória das contas analíticascorrespondentes. Também com o Balanço consolidado de um grupo de empresas, se demonstra valores por intermédio de ajustes feitos a partir dos próprios saldos sintéticos, sendo desnecessário que assim se proceda a nível analítico. As contas sintéticas que não se correspondem exatamente com o saldo das contas analíticas, serão melhor denominadas de "Contas Demonstrativas".
Dessa forma, em termos de...
tracking img