Demonstração das alterações do capital próprio

Páginas: 9 (2129 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
Demonstração das alterações do Capital Próprio
Os Mapas das Demonstrações Financeiras do SNC

Andreia Marisa Reis da Silva, 100416005

Mestrado em Contabilidade
Faculdade de Economia do Porto

2010/2011

Índice

Introdução 3
A IAS 1 e a Demonstração das Alterações do Capital Próprio 3
Objectivos da Demonstração das Alterações do Capital Próprio 3
Empresas visadas 4Componentes da Demonstração das Aplicações do Capital Próprio 4
A estrutura da Demonstração das Aplicações do Capital Próprio 5
Brisa – um caso prático 7
Conclusão 7
Anexo 1 - Modelo da Demonstração das Aplicações do Capital Próprio 8
Anexo 2 – Movimentos nas rubricas de Capital Próprio, 2004 9
Anexo 3 - Demonstração das Aplicações do Capital Próprio da Brisa, 2005 10
Anexo 4 – Demonstração doRendimento Integral da Brisa, 2009 11
Anexo 5 - Demonstração das Aplicações do Capital Próprio da Brisa, 2009 12
Bibliografia 13

Introdução
Até a entrada em vigor do Regulamento 1606/2002, a legislação Portuguesa previa a inclusão de uma nota no Anexo ao Balanço e à Demonstração dos Resultados Individual onde se deveria explicitar e justificar os movimentos ocorridos no período em cadarubrica do Capital Próprio. Tal informação não tinha estrutura definida e era apresentada na nota 40.
A Demonstração das Aplicações do Capital Próprio decorre da aplicação da IAS 1, tendo como objectivo fornecer mais informação para a tomada de decisão dos utilizadores dos Relatos Financeiros. Deste modo, esta nova Demonstração revela ser de extrema importância para as empresas cotadas.
O modeloda Demonstração das Aplicações do Capital Próprio descrito na Portaria 986/2009 corresponde a uma matriz de dupla entrada e tem o objectivo de descrever a natureza das alterações ocorridas no capital próprio.
O objectivo deste trabalho é apresentar, de forma resumida, a nova Demonstração que deve ser mencionada pelas empresas cotadas bem como por aquelas que optem por tal, e será complementado coma análise do Relatório e Contas da Brisa.

A IAS 1 e a Demonstração das Alterações do Capital Próprio
A IAS 1 estabelece um conjunto completo de Demonstrações Financeiras a ser apresentado. Entre estas encontra-se uma Demonstração das Alterações do Capital Próprio, que deve mostrar todas as alterações ocorridas no Capital Próprio ou as alterações que não sejam provenientes de transacções comdetentores de Capital Próprio agindo na sua capacidade de detentores de Capital Próprio.
No Plano Oficial de Contas esta informação era geralmente apresentada na Nota 40.
Com a entrada em vigor das Normas Internacionais de Contabilidade a informação relativa às alterações ocorridas no Capital Próprio passou a ter maior relevância, devendo ser apresentada em demonstração própria, tendo esta emPortugal de seguir um modelo estipulado em Portaria.

Objectivos da Demonstração das Alterações do Capital Próprio
Sendo o Capital Próprio o diferencial entre os Activos e o Passivo, podemos afirmar que as alterações causadas no Capital Próprio originam-se em acréscimos ou reduções nos Activos Líquidos.
Concordemente, a Demonstração das Alterações do Capital Próprio reflecte a variação ocorridano Capital Próprio originada nas receitas e gastos durante o período de referência.
Ao apresentar a Demonstração das Alterações do Capital Próprio as entidades fornecem informação sobre o retorno gerado pelos recursos detidos.

Empresas visadas
A Portaria 986/2009 remete-nos para o Decreto-Lei 158/2009 para indicar as empresas obrigadas a elaborar as Demonstrações Financeiras, que incluem aDemonstração das Alterações do Capital Próprio, bem como aquelas que as podem utilizar voluntariamente. O artigo 4º do Decreto-Lei 158/2009 refere que as empresas cotadas, por sujeição às Normas Internacionais de Contabilidade, têm de divulgar outras informações previstas na legislação nacional. No entanto, tais informações devem também ser apresentadas pelas empresas que optem pela adopção das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capital próprio
  • Capital proprio
  • Capital Próprio
  • Capital proprio
  • Juros sobre capital próprio
  • Juros sobre capital próprio
  • JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO
  • juros sobre capital proprio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!