Demografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é a demografia?
É uma ciência cujo fim é o estudo da população humana e que se ocupa do seu tamanho, estrutura, evolução e características gerais, considerados fundamentalmente do ponto de vista quantitativo (CELADE – UICEP, 1985). Segundo Preston (1978), demografia é o estudo dos determinantes e consequências do tamanho e estrutura da população.

2. Defina estrutura da população?Refere-se estritamente a distribuição da população segundo certas características económicas tais como, idade, sexo, estado civil, condição de actividade economica, localização espacial, etc.

3. Defina idade e sexo?
São características básicas da população e a composição segundo estas características, têm repercussões sobre os fenómenos demográficos e sócio-económicos, porque delasdependem todos os factores ou caracteríscas de desenvolvimento de uma população.

4. Defina dinâmica da população?
São mudanças nas variáveis demográficas básicas.

5. Quais são os elementos da dinâmica da população?
Fecundidade, mortalidade e migração – e as suas consequências sobre o seu tamanho e estrutura.

6. Defina população?
Pode ser definida como:
- do lado da produção: otamanho e a composição da população por idade e sexo determinam quantos trabalhadores em potencial estarão disponíveis para o processo produtivo;
- do lado do consumo: interessa saber não só o tamanho e a composição da população, mas o nível de rendimento dessa população que vai determinar o consumo da população.

7. Defina sub-população?
É um sub-grupo dentro de uma mesma população. Ex:sub-população feminina e sub-população masculina.

8. Defina demografia formal (pura)?
Estuda as relações formais entre os diferentes fenómenos demográficos.

9. Defina demografia matemática?
É a parte da demografia formal. Estuda mais as populações teóricas.

10. Defina análise demográfica?
Estuda od fenómenos de forma indeoendente em termos de tendência.

11. Estudos demográficos?• Avaliam as mudanças que se operam na população ao longo do tempo que podem ser tanto no seu tamanho (aumento ou diminuição), quanto na sua composição (idade, sexo, etc). Estas mudanças podem estar relacionadas mas por vezes assumem modalidades distintas (pode mudar a estrutura sem mudar a estrutura sem mudar o tamanho ou vice-versa)
• Para estudos tanto da dinâmica quanto da estrutura,a demografia concentra a sua investigação em ambos aspectos: a fecundidade, mortalidade e migração.
• Processos de entrada numa população: fecundidade e imigração. Processo de saída numa população: mortalidade e emigração.

12. Vinculos da demografia com demais ciências?
A demografia relaciona-se com o conjunto das disciplinas que compõem as ciências sociais: 1º em última instânciatodos referem-se a populações humanas; 2º as análises demográficas servem de base a estudos sociológicos, económicos, antropológicos, etc, e por sua vez o macro conceptual destas ciências são imprescindíveis para a compreensão dos fenómenos demográficos. Ex: para o economista é importante saber a distruição da força de trabalho, enquanto para o demógrafo é importante saber qual o impacto das variáveissócio-económicas e culturais sobre a evolução sa fecundidade, mortalidade e migração.

13. A demografia e a economia?
A economia pode ser definida como a ciência que estuda a produção e distribuição de bens e serviços por e para uma determinada população de produtores e consumidores.

14. Defina demografia económica?
Estuda as relações da população e os fenómenos economicos dasvariáveis demográficas e as variáveis económicas. Subdividi-se em macroeconomia que estuda a inter-relação entre tendencias demograficas e o crescimento economico a nivel agregado e microeconomia que estuda os factores economicos que influenciam o comportamento demografico.

15. Utilidade da demografia para as demais ciências sociais?

• Permite a inclusão da problemática da estrutura e das...
tracking img