Democracio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Luterana do Brasil
Curso: Pedagogia – EAD – Pólo Belém
Período: Módulo 12
Profª Tutora: Márcia Arguelles Pantoja
Alunas: Ione Souza Bentes
Lucirene Gomes da Silva

A importância da relação escola x família no processo ensino aprendizagem.

Resumo: o referido artigo A importância da relação escola x família no processo ensino aprendizagem, a união família escola gera benefícios emrelação não só ao processo ensino/aprendizagem, mas também na troca de informações acerca da criança, no desenvolvimento nos desempenhos dos mesmos na escola e em casa. O trabalho de educar é uma tarefa exigente e desafiadora, mas também prazerosa e gratificante que envolve as organizações sociais em que as crianças estão envolvidas. Assim, considerando que o ser humano aprende o tempo todo, nasinstâncias que a vida lhe apresenta, compreendemos que a família exerce papel fundamental no processo de construção de conhecimentos significativos e de socialização da criança. Isso faz com que a escola seja o meio do caminho entre a família e a sociedade. Porém, tanto a família quanto a escola precisam se adequar a estes novos papéis, demandar responsabilidades excessivas ao outro, nem ignoraraimportância da sua participação e no desempenho do processo educacional. A educação é compreendida como em direito de todos e sua missão é contribuir para a formação de sujeitos autônomos, éticos e participativos.
Palavras- chave: Família escola desempenho escolar.

1. Pressupostos Iniciais
O presente artigo é movido por uma das exigências da ação da educação contemporânea: evidencia aparticipação da família no âmbito escolar e consequentemente no processo ensino aprendizagem. O aferimento ao devido tema tornou-se essencial, segundo afirma Gema (2007, p. 211):
Todos concordam que a relação com as famílias é um elemento essencial na educação, relação que acredita-se deve ser tanto mais estreita quanto menor for a criança. Com certeza, todos concordam também que nosso sistema educativoda educação infantil até o final da obrigatoriedade escolar, as relações família/escola em geral são escassas e frágeis.

Isso torna escola e família companheiras da aprendizagem do aluno, baseado numa prática transformadora e de grandes aspirações. Essa postura de parceria demanda da escola um exercício permanente de convivência com a família no processo de ensaio, afinal de nada adianta aescola ter uma ação pedagógica convincente se é impermeável à mudanças. Por outro lado colocar escola e família parcerias do processo de aprendizagem é uma questão lúcida e peculiar que as ciências da educação vêm apontando como coerência necessária do saber fazer educativo, pautando em elementos constitutivos da compreensão da prática escolar e familiar enquanto dimensão educativa de transformaçãohumana.
É preciso atentar para o discurso que pode operar no pensamento da escola em querer fazer o papel da família e vice-versa, ao estimular a participação na prática educativa. Como contraponto anuncia-se a parceria enquanto compromisso histórico de lutas capazes de promover mudanças sócio-educativas no ser humano.
A reflexão sobre a prática participativa da família na escola viabiliza a retomadade uma questão crucial na busca de uma aprendizagem mais eficiente e satisfatória. Mas que tem que ver também com o conjunto que emerge esse envolvimento, ou seja, as pessoas que constituem a comunidade escolar bem como as práticas pedagógicas uma vez que é preciso que a escola esteja em perfeita sintonia com a família, pois a escola é uma instituição que deve completar a formação educacional dacriança. Essas duas instituições devem se completar na tentativa de alcançar o objetivo maior que é a formação integral da criança. (CORTELAZZO, 2000. P.32
Portanto, sublinhar somente à escola a responsabilidade da ação educativa é restringir o processo de aprendizagem. Todavia é essencial deixar posto a melhor maneira de clarividência, a relação Escola x Família na aquisição da aprendizagem é...
tracking img