Democracias emrgentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE DIREITO DO TRABALHO
1ª Parte
INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO

Direito do trabalho Nocao:
Direito do trabalho, ou direito laboral, é o conjunto de normas jurídicas que regulam as relações entre empregados e empregadores, são os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Estas normas, em angola asemelhanca dos demais paises , estão plamadas na pela LGT (Lei Geral do Trabalho, lei n. 2/2000), na Constituição e várias Leis avulsas (art. 3º, bem como as que constam do art. 6º da LGT).
Direito do Trabalho:
É o ramo da ciência do direito que tem por objeto o estudo das normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam osseus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse bem como a sua estrutura e atividade.
Pode ser conceituado também segundo Hernainz Marques, professor de Direito do Trabalho, como “Conjunto de normas jurídicas que regulam as relações de trabalho, sua preparação, desenvolvimento, conseqüências e instituições complementares dos elementos pessoais que nelas intervêm." Não é apenas oconjunto de leis, mas de normas jurídicas, entre as quais os contratos coletivos, e não regula apenas as relações entre empregados e empregadores num contrato de trabalho, mas vai desde a sua preparação com a aprendizagem até as conseqüências complementares, como por exemplo a organização profissional.
Surgimento:
Surge como autêntica expressão do humanismo jurídico e instrumento de renovação social,Constitui atitude de intervenção jurídica em busca de um melhor relacionamento entre o homem que trabalham e aqueles para os quais o trabalho se destina. Visando  também o estabelecimento da plataforma de direitos básicos. Podendo tambem ser definido como o conjunto de normas e princípios que regulamentam o relacionamento entre empregado e empregadores.
Natureza do Direito do Trabalho:
Asnormas do Direito do Trabalho pertencem ao ramo do direito privado (as normas referentes ao contrato de trabalho, ou seja o seu conteudo) e ao direito público (as normas referentes ao processo trabalho).
Divisões do direito do trabalho
Há, em principio a distingui-lo entre o ramo individual e o ramo coletivo do Direito do Trabalho.
Desta feita temos o direito individual do trabalho, que regulaas relações individuais, tendo como sujeitos o empregado e o empregador e a prestação de trabalho subordinado, por pessoa física, de forma não-eventual, remunerada e pessoal. Art. 8º traduz os elementos que constituem a relação jurídica laboral.

Já o direito coletivo do trabalho é conceituado como "o conjunto de normas que consideram os empregados e empregadores coletivamente reunidos,principalmente na forma de entidades sindicais; Versa, portanto, sobre organizações sindicais, sua estrutura, suas relações representando as categorias profissionais e econômicas, os conflitos coletivos entre outros.
Para a doutrina Italiana, o direito individual pressupõe-se uma relação entre sujeitos de direito, considerando os interesses concretos de indivíduos determinados, contrariamente ao direitocoletivo, que pressupõe uma relação entre sujeitos de direito, em que a participação do indivíduo também é considerada, mas como membro de determinada coletividade, aqui consideram-se os interesses abstratos do grupo. 
Existe também o direito público do trabalho, que disciplina as relações entre o trabalhador e o serviço público.
Finalmente existe, o direito internacional do trabalho, versasobre os tratados e convenções internacionais em matéria trabalhista e notadamente a atuação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Origem e evolução histórica do Direito do Trabalho.
Em principio surge com objectivo de abulir a escravidao que imperava no passado.
Com o seu surgimento em 1888, os trabalhadores nas indústrias emergentes, muitos deles imigrantes, com tradição...
tracking img