Democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise dos conceitos
Primeiramente Marilena Chauí explica que a sociedade democrática é aquela que não esconde suas divisões, mas procura trabalhá-las pelas instituições e pelas leis. Todavia, no capitalismo, são imensos os obstáculos à democracia, pois o conflito de interesses é posto pela exploração de uma classe social por outra, mesmo que a ideologia afirme que todos são livres e iguais.Houve uma divisão internacional do trabalho e da exploração que, ao melhorar a igualdade e a liberdade dos trabalhadores de uma parte do mundo, agravou as condições de vida e de trabalho da outra parte. E não foi por acaso que, enquanto nos países capitalistas avançados cresciam o Estado de Bem-Estar Social e a democracia social, no Terceiro Mundo eram implantadas ditaduras e regimes autoritários,com os quais os capitalistas desses países se aliavam.
Em segundo lugar, a autora relata as dificuldades para a democracia no Brasil e como ela funciona.
Os brasileiros entendem por democracia a existência de eleições, de partidos políticos e da divisão republicana dos três poderes, além da liberdade de pensamento e de expressão. Por autoritarismo entendem um regime de governo em que o Estado éocupado por meio de um golpe, não há eleições nem partidos políticos, o Poder Executivo domina o Legislativo e o Judiciário, há censura do pensamento e da expressão, além de prisão dos inimigos políticos.
A autora fala sobre o autoritarismo social, que nossa sociedade é autoritária porque é hierárquica, pois divide as pessoas, em qualquer circunstância, em inferiores, que devem obedecer, esuperiores, que devem mandar. Não há percepção nem prática da igualdade como um direito. Nossa sociedade também é autoritária porque é violenta: nela vigoram racismo, machismo, discriminação religiosa e de classe social, desigualdades econômicas que estão entre as maiores do mundo, exclusões culturais e políticas. Não há percepção nem prática do direito à liberdade.
O autoritarismo social e asdesigualdades econômicas fazem com que a sociedade brasileira esteja polarizada entre as carências das camadas populares e os interesses das classes abastadas e dominantes, sem conseguir ultrapassar essas carências e interesses e alcançar a esfera dos direitos. Os interesses, porque não se transformam em direitos, tornam-se privilégios de alguns, de sorte que a polarização social se efetua entre oscarentes e os privilegiados.
A democracia é criação e garantia de direitos. Nossa sociedade, polarizada entre a carência e o privilégio, não consegue ser democrática, pois não encontra meios para isso.
Esse conjunto de determinações sociais manifesta-se na esfera política. Em lugar de democracia, temos instituições vindas dela, mas que operam de modo autoritário.
As lideranças políticas são sempreimaginadas como chefes salvadores da nação, verdadeiros messias escolhidos por Deus e referendados pelo voto dos eleitores. Na verdade, não somos realmente eleitores (os que escolhem), mas meros votantes (os que dão o voto para alguém).
Por fim, a autora conclui que a democracia, no Brasil, ainda está por ser inventada.
Apresentação da pesquisa
Endereço Eletrônico:http://estadao.com.br/estadaohoje/20110421/not_imp709078,0.php
Autor: Fátima Lessa
Titulo da notícia: Brasil pede mais tempo à OEA sobre Belo Monte
Data de acesso: 23/04/2011
Data da notícia: 21/04/2011
A notícia a ser comentada trata da sua situação da obra de Belo Monte, no Pará, pois esta obra sofre com uma série de problemas e dos mais graves possíveis, sendo que um deles é onde a obra está sendo construída.
OBrasil tem inúmeros acordos assinados com outros países, órgãos internacionais entre outras entidades a fim de não avançar com seu desenvolvimento sobre áreas reservadas para comunidades indígenas, isso por que eles têm benefícios devido ao fato de muito antes do descobrimento do Brasil, já faziam parte desta terra e por sua vez foram perdendo seu espaço, então uma das maneiras de manter a cultura...
tracking img