Democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Democracia

Estado Democrático: aquele em que o próprio povo governa.

Democracia Direta: dá ao povo a possibilidade de ampla discussão antes da deliberação, ou seja, os cidadãos participamdiretamente no processo de tomada de decisões (democracia antiga, praticada em Atenas; hoje em dia tem-se apenas em pequenos cantões suíços.)

Democracia Semidireta: o povo participa diretamente,propondo, aprovando ou autorizando a elaboração de uma lei ou a tomada de uma decisão relevante pelo Estado. A atuação do povo não é exclusiva, pois age em conjunto com os representantes eleitos, que vãodiscutir, elaborar ou aprovar a lei. É utilizada atualmente em combinação com a democracia representativa, que ainda prevalece. Muito usada nos EUA, é rara no Brasil.

* Plebiscito: é uma consultaao povo pelo qual este aprova ou não a elaboração de uma lei, uma emenda constitucional ou uma decisão governamental. Se houver aprovação, cabe ao poder competente a elaboração da medida. É importantenotar que ele é anterior à lei ou à decisão governamental, que só serão elaboradas se houver aprovação popular.
* Referendo: é uma consulta feita ao povo sobre uma lei, emenda constitucional oudecisão governamental já elaborada pelo poder competente, mas ainda não vigente. Se houver aprovação, a medida entra em vigor. Ex.: o referendo de 2005 sobre o desarmamento.
* Iniciativa popular: éum instrumento de democracia semidireta pelo qual o processo legislativo pode ser iniciado por parte do povo, cabendo ao Poder Legislativo discutir e aprovar, ou não, o projeto (democracia indireta -discussão e voto do poder legislativo). Exige-se que um número relevante de eleitores (1% do eleitorado, no Brasil) assine o projeto (democracia direta - projeto de lei contendo as assinaturas doseleitores). Ex.: a Lei da Ficha Limpa.

* Veto Popular: é um instrumento da democracia semidireta por meio do qual o povo pode vetar uma lei já aprovada ou revogar uma decisão judicial. Não...
tracking img