Democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
O objetivo foi demonstrar o que é a democracia através dos autores e conciliar seus relatos a democracia no Brasil, através de um texto foi descrito todo esse processo de democratização e alguns trechos narram esta correlação com o Brasil.

Introdução
Este trabalho vem retratar as experiências citadas por Boaventura de Sousa Santos e Leonardo Avritzer acerca da democracia, asdiversas opiniões e estudiosos que trabalharam este assunto, o texto escrito relata as diversas fases ao qual a democracia foi submetida, quais foram os seus pontos de culminância, as suas teorias. Traz uma reflexão de como o Brasil se identifica com momentos estudados no processo de evolução da democratização mesmo estando eles no século passado. Enfim, nos traz a discussão ainda vigente da democracia.Introdução: para ampliar o cânone democrático.
Os autores trazem em seu texto a discussão acerca da democracia, e as diversas teorias existentes a respeito da mesma abordando visões de diversos autores diferentes. A reflexão se inicia a partir da contraposição de Amartya Sen e Immanuel Wallerstein respectivamente tratam o século XX como a emergência da democracia, e como uma transição de umaaspiração revolucionária a um slogan sem conteúdo. O século XX foi marcado pela questão democrática que se dividiu em dois debates principais a desejabilidade da democracia e as condições estruturais da democracia. Apesar de se desejar um modo democrático de governo a proposta que se implicou foi da restrição das formas de participação e um consenso nos procedimentos eleitorais para a formação degovernos. No Brasil, ocorre praticamente desta maneira: se tem o desejo democrático, mas o nosso sistema político é baseado, como o acima citado, nossas opções de participação tornaram-se mínimas sendo resumida, algumas vezes, apenas ao ato do voto. E as nossas eleições são feitas a partir da escolha de representantes que fazem coligações, uniões para chegarem ao governo. Já a discussão a respeitodas condições estruturais da democracia os autores nos trazem Moore que lançou esse debate nos anos 60 a partir de uma tipologia na qual dizia poder indicar os países com ou sem propensão democrática, através de um conjunto de características estruturais.
“Para Moore, um conjunto de características estruturais explicaria a baixa densidade democrática na segunda metade do século XX: o papel doEstado no processo de modernização e sua relação com as classes agrárias; a relação entre os setores agrários e os setores urbanos e o nível de ruptura provocado pelo campesionato ao longo do processo de modernização” (Moore, 1966 Citado por SANTOS e AVRITZER, 2005, pag. 40).
Ele fazia uma análise para explicar porque a maioria dos países não eram democráticos e de que não poderiam ser se nãomudassem as suas condições. Mas havia também um outro debate que se tratava das virtualidades redistributivas da democracia, este afirmava que a partir de que os países venciam a batalha pela democracia, junto com a forma de governo passavam a usufruir de uma propensão distributiva devido a chegada da socialdemocracia ao poder, esta teoria era defendida por Przeworski. Havia uma tensão quanto aocapitalismo e a democracia, pois caso a democracia predominasse colocaria limites a propriedades e traria ganhos distributivos para os setores sociais desfavorecidos. Segundo os marxistas esta solução não seria possível por descaracterizar a democracia através dos moldes capitalistas e a partir disto que se discutissem modelos de democracia alternativos ao modelo liberal.
Segundo Santos e Avritzer,na última década do século XX o termo do debate democrático do pós guerra mudou, a extensão do modelo hegemônico liberal tornam desatualizadas as análises de Moore e de Przeworski, a medida que se tem vários países em processo de democratização e com enormes variações entre o campesinato e nos respectivos processos de urbanização as perspectivas relativas as discussões sobre os impedimentos...
tracking img