Democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUETIONÁRIO UNIDADE II
1. A partir de sua experiência e leitura, dê um conceito de Estado. Compare com as conceituações expostas.
“O Estado é nação politicamente organizada e estruturada comterritório definido.” Segundo max Weber o Estado é uma empresa institucional de caráter político onde o aparelho administrativo leva avante, em certa medida e com êxito, a pretensão do monopólio dalegítima coerção física, com vistas ao cumprimento das leis, incidente sobre a população de um dado território.
2. Que elementos a noção de Estado supõe?
Área de abrangência – seu território epopulação (cidadãos).

Instrumentos para exercer o monopólio da legitimidade da coerção física – soberania, as leis e as instituições políticas;
Um aparelho administrativo – um GOVERNO e um quadro defuncionários.

Área de abrangência:
Território: “o espaço geográfico em que esse Estado exerce sua soberania com a exclusão da soberania de qualquer outro Estado‖ (MAGALHÃES, 2005, p. 136).População: é formado por aqueles que vivem no território de um Estado, e a ele estão sujeitos e vinculados seja através da nacionalidade ou cidadania.

Instrumentos para exercer o monopólio dalegitimidade da coerção física – soberania, as leis e as instituições políticas;
Soberania: poder ou autoridade absoluta de um lugar, propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que não devesua validade a nenhuma outra ordem superior.

Leis: a lei é um preceito ditado por uma autoridade competente. A lei manda ou proíbe algo em consonância com a justiça e para o bem da sociedade no seuconjunto. 

Instituições políticas: Tradicionalmente incluem-se aqui os governos, os partidos políticos, o sistema eleitoral, o Parlamento, os grupos de pressão que atuam junto
ao Parlamento, oscírculos burocráticos civis e militares que tem papel no processo decisório e os grupos informais que atuam próximo ao Estado sobre ele exercendo influência (MAGALHÃES, 2005, p. 15).

Um...
tracking img