Democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0Definição e história da Democracia

O regime de governo democrático originou-se em Atenas, na Grécia da Antiguidade, conhecendo seu apogeu no século V a.C. Dogrego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo.” É o governo pelo povo, para o povo, pelo povo” (Aristóteles).Tratava-se precisamente de um regime em que o"povo" se manifestava diretamente, reunindo-se e votando em assembleias, para tomar as decisões a respeito da vida da sua cidade.

Todo cidadão ateniense tinha nãosó o direito, como também o dever de participar dessas assembleias. Todos os cidadãos eram iguais perante a lei e tinham o direito não só a votar, como também expressarsua opinião e defender o seu ponto de vista, convencendo outros a votar como ele

A princípio, esse pode lhe parecer o melhor dos mundos, mas, a bem da verdade, nãoera bem assim. Ser um cidadão ateniense não era uma condição de que usufruíam todos os habitantes de Atenas. Naquela sociedade, as mulheres, os escravos e osestrangeiros não eram considerados cidadãos. Por isso, estavam totalmente excluídos das grandes decisões. Desse modo, somente 10% do povo de Atenas estavam aptos a participarda democracia.

Desde o surgimento das primeiras sociedades humanas, o ser humano descobriu que a convivência em grupo, necessária para a sobrevivência em um meiohostil, acarretava inevitavelmente em conflitos entre interesses individuais. A única forma de sanar esses conflitos e conseguir a harmonia social era estabelecer umaforma de liderança que submetesse a vontade individual à vontade de um líder do grupo, normalmente o mais forte ou o mais sábio. Era um governo de um só ou de poucos.
tracking img