Democracia representativa e participativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|Área disciplinar: CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE |
|Núcleo Gerador |DIREITOS E DEVERES |
|UC1: Identificar direitos e deveres pessoais, colectivos eglobais e compreender da sua emergência e aplicação como expressões ora de tensão ora de convergência. |
|Domínio de Referência/Tema |DR2/Direitos e Deveres Laborais |

EFA A8

| Ficha de Trabalho Nº 3 - Direitos Laborais/Direitos Económicos |

1.1.1 Defina os conceitos de direitos laborais e de direitos económicos ou de mercado.
Direito laboral, é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores, e os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores.
Direito Económico é o ramo do direito que se compõe das normas jurídicas que regulam a produção e a circulação de produtos e serviços, comvista ao desenvolvimento económico do país jurisdicional, especialmente no que diz respeito ao controle do mercado interno.

1.2 Realize uma pesquisa na Internet, em revistas ou jornais sobre factos de manifesto confronto entre direitos laborais e direitos económicos ou de mercado.

1.3 Elabore uma apresentação dos dados recolhidos na pesquisa, acompanhada de uma tomada de posição pessoal sobreos mesmos, bem como de propostas de medidas a adoptar para evitar as situações observadas.
Greves dos transportes públicos, greve da CP. Esta greve da CP criou grandes problemas na sociedade. Quando há uma greve nos transportes públicos, é sinónimo a uma limitação na mobilidade das pessoas. Por exemplo as pessoas não conseguem ir para os empregos. Neste caso a greve foi a uma sexta-feira, o queimpossibilitou os estudantes universitários irem a casa dos pais.
Eu acho que este assunto tem de ser resolvido porque uma greve nos transportes grave a economia portuguesa. E também para os cidadãos.

1.4 Distinga os direitos laborais consoante o tipo de contratação indagando as vantagens e desvantagens destes (laborais/económicas).

A termo: Vantagens e desvantagens
Os contratosa termo tem um prazo de duração do contrato, podem ser renovados três vezes mas não podem exceder 3 anos, ao fim desse tempo ou mandam o trabalhador embora ou passa e ser dos quadros da empresa. E bom porque o trabalhar não tem de esperar 6 anos para pertencer aos quadros da empresa, mas e mau porque muitos trabalhadores são despedidos para não passarem a efectivos. Nos contratos a termo otrabalhador pode mudar de emprego mais facilmente, só será preciso fazer um aviso prévio de 15 dias ou um mês, dependendo da duração do contrato de trabalho.

A termo incerto: Vantagens e desvantagens

Da maior possibilidade de permanência em no trabalho e em caso de despedimento têm direito a indemnização.

1.5 Identifique os diferentes tipos de contratação e as implicações destes no dia-a-diados trabalhadores.
Contrato a termo incerto, A duração deste contrato prolonga-se pelo tempo necessário à substituição do trabalhador ausente ou à conclusão da actividade, tarefa ou obra para que foi celebrado pode ser renovado ou não. Numca sabe quanto tempo vai estar.
Contrato a termo certo, tem um período fixo, no mínimo 6 meses e no máximo de 3 anos, permitida a renovação até duas vezes docontrato. Pode passar aos quadros ou sair mas sabe quando acaba o prazo.

1.6 Quais as razões que podem ser invocadas para o a cessação de contracto de trabalho por parte da entidade empregadora ou por parte do trabalhador?

1. A partir da sua experiência de trabalho, refira (por experiência pessoal ou por conhecimento de uma situação semelhante):
a. razões válidas que possam...
tracking img