Democracia racial no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL
Não da para se falar em cultura Brasileira sem lembrar a escravidão dos negros, embora ela tenha sido abolida há muitos anos, não tem como apagar as marcas deixadas,afinal, suas consequências se estendem até os dias de hoje. O que deve ser salientado, é que a escravidão acabou não devido à consciência dos senhores de escravos, mas sim, por causa das pressões eameaças de restrições que o Brasil vinha sofrendo, já que era um dos únicos países a utilizar mão de obra escrava, e também por que já não fazia sentido, um país onde a maioria da população tem origemafrodescendente, ainda existir escravos.
A cultura racista vem pouco a pouco perdendo força por meio de mobilizações das comunidades negras, pela busca por conscientização social e política, Mas ainda éum processo lento devido à ignorância, falta de interesse e até mesmo descaso com essa população que tanto contribuiu para o crescimento econômico e cultural do Brasil.

Hoje em dia, opreconceito racial apesar de ser camuflado atinge o mundo inteiro, não se restringindo somente ao Brasil, apesar de haver alguns avanços no sentido de combater esse preconceito o ideal ainda está longe de seralcançado. Afinal, em todos os setores é perceptível a preferência por não contratar negros, mesmo que eles tenham a mesma formação e os mesmos pré- requisitos para preencher determinada vaga, atémesmo as mídias televisivas em sua grande maioria o galã quase nunca é um negro, sobrando para ele sempre o papel de vilão, assaltante seqüestrador etc.
Devido a essa gritante falta de oportunidade éque muitos acabam partindo para o mundo da criminalidade, provas disso é um levantamento feito em 2004 onde o departamento penitenciário nacional do ministério da justiça divulgou que essa populaçãocarcerária havia atingido o número de 340 mil presos, e que em 2006 esse número saltaria para aproximadamente 5oo mil presos. Esse mesmo estudo ainda divulgou o perfil dos presos, onde se constatou...
tracking img