Democracia em angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1- Introdução…………………………………………………………………………………………..pag-02.
2- Desenvolvimento……………………………………………..………………..pag-3, 4, 5, 6, 7, 8.
3- Conclusão………………………………………………………………………………………….pag-09.
4- Bibliografia………………………………………………………………………………………..pag-10.

Introdução
Este trabalho procura estabelecer um roteiro analítico sobre a evolução da reivindicação democrática em Angola, seu conteúdo e suarelação com os contextos sócio-economicos que têm caracterizado o país, desde a aparição da imprensa angolana na segunda metade do século XIX até ao começo do segundo semestre de 2003, quando se iniciaram preparativos de novas eleições.

A metodologia seguida aqui inclui a consulta bibliográfica multidisciplinar, consulta de jornais, revistas e documentos políticos – publicados, não publicados oude difusão modesta - entrevistas com intervenientes nos sucessivos processos políticos desde 1960 e a própria experiência do autor nesses mesmos processos, estabelecendo assim um quadro em que se mescla a pesquisa por fontes e a pesquisa participativa.
Neste sentido, as anotações, artigos ou relatórios, elaborados pelo autor deste texto durante os últimos anos, serão a base principal de trabalho,procurando-se aqui sistematizá-los pela primeira vez.

Desenvolvimento
Democracia
É um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem serdivididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição derepresentantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Democracia para Angola.
Quem pretender governar Angola a partir de agora deveráapresentar aos cidadãos um projeto que una a nação em torno desses objetivos, que desperte energias adormecidas, que estimule a imaginação criativa, que busque a ousadia inovadora, que construa consensos, e que conquiste o respeito e o apoio internacional.Quem pretender governar Angola a partir de agora precisa ser capaz de usar estes recursos humanos e naturais para construir uma nação inclusiva esolidária, com oportunidades iguais para todos, cuja prosperidade não seja usufruida só por alguns, nem seja medida apenas por estatísticas, mas evidenciada pela qualidade de vida do seu povo.
Quem pretender governar Angola a partir de agora, para ter sucesso nesse desafio histórico, dependerá de uma legitimidade inatacável, sem máculas, que sòmente a vitória numa eleição autenticamentedemocrática confere.
Que esta mensagem de mudança chegue a todos os angolanos, em todos os recantos do nosso lindo país e no mundo.
Queremos uma mudança para melhor, mudança com responsabilidade e segurança, mudança que mantenha o que funciona bem, que utilize o potencial de todos os quadros do país sem olhar para as cores políticas, mudança com grandeza moral, sem qualquer mancha de ressentimento ourevanchismo, mudança que respeite e proteja as minorias, mudança com sabedoria, sem precipitação e sem concessões aos modismos, enfim, mudança que construa sobre o que já foi construído, respeitando, ao mesmo tempo, a construção e os construtores.
Nada nos impede de lutar pela excelência em todos os campos. Temos que trazer para Angola a melhor educação que o mundo moderno pode proporcionar, a...
tracking img