Demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Comunicação Empresarial
Profa. Regina Campos
Março/2013



3. A importância da Comunicação Interna


A Comunicação Interna é todo processo de divulgação interna de informação relacionada ao negócio da empresa (produtos, serviços, novas aquisições, ampliações do negócio, contratações, benefícios etc).(TAVARES, 2010)
Segundo Pimenta (2007, p. 58), acomunicação dentro da empresa “contribui para a definição e concretização de metas e objetivos, além de possibilitar a integração e equilíbrio entre seus componentes (departamentos e áreas)”.
A empresa interage com grandes sistemas:
1. O sócio-político, que envolve Valores da sociedade contemporânea e as políticas;
2. O econômico-industrial, que compreende os padrões de competição e as leisde mercado;
3. O microclima interno das organizações que define normas e políticas das operações empresariais.


Tavares (2010) enumera os seguintes fatores positivos da Comunicação Interna:
1. Motivar e integrar o público interno, considerar a família do funcionário, pois as decisões tomadas a respeito de um funcionário têm consequências direta na família.
2.Desenvolver um clima favorável entre funcionários;
3. Agilizar a tomada de decisão, buscando sempre a eficácia nos processos administrativos;
4. Incentivar a proatividade nos recursos humanos;
5. Colaborar para a descentralização organizacional nos departamentos;
6. Promover, através de campanhas internas, novos produtos;
7. Criar uma boa imagem empresarial.Endomarketing
Tavares (2010) esclarece que o conceito de endomarketing foi criado por Saul Faingaus Bekin ele diz: “endomarketing são ações de marketing para o público interno – funcionários – das empresas e organizações.”
Bekin complementa “são ações de marketing eticamente dirigidas ao público interno das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações nãolucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.”
Para Tavares (2010, p. 19) “a comunicação faz parte do endomarketing, ou seja, a comunicação é uma ferramenta do endomarketing.”
O resultado da aplicação do endomarketing é melhorar a qualidade da Comunicação Interna e consequentemente, gerar motivação nos funcionários parao resultado final dos processos administrativos.
O processo de endomarketing possui dois enfoques básicos: a Motivação e a Comunicação.

3.1 Comunicação Interna: Redes Formal e Informal


A Rede Formal é toda manifestação oficial enquadrada na estrutura da organização e legitimada pelo poder burocrático. A Rede Informal é formada pelo “grupinho” de onde surgem os famososboatos.
Se a empresa não estiver com a Rede Formal estruturada, consolidada e com credibilidade, ela poderá ser prejudicada pela Rede Informal. As conseqüências de uma rede formal de comunicação sendo afetada pela Informal são:


✓ Gerar um clima de instabilidade interna;
✓ Queda de produtividade;
✓ Desmotivação entre os empregados


No entanto, se oresponsável pelo gerenciamento da comunicação estiver atento ao que acontece na organização, ele poderá usar a Rede Informal para reverter uma situação negativa. Pois, na Rede Informal surgem os líderes, pessoas que exercem influência em um determinado grupo específico. A empresa pode tornar estes líderes aliados para obtenção do sucesso em suas metas. Para isso, é preciso observar e identificarquem são estes líderes.
Não despreze jamais a Rede Informal de comunicação na empresa. Avalie as conseqüências, como administrador e se posicione: Existem vários tipos Posicionamentos, o importante é ter consciência das conseqüências de cada um deles:

✓ Reconhecer a existência desta Rede Informal e tirar vantagens (líderes – aliados);
✓ Ignorar: fazer de conta...
tracking img