Demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Material complementar: Demanda – Oferta
Todo o conteúdo a seguir foi extraído da obra de Passos .

O termo demanda é empregado para fazer referência a todauma escala de demanda ou curva de demanda. Mudanças no preço do produto provocam variações na “quantidade demandada” desse produto ao longo da curva da demandaMudanças da demanda ocorrem quando os fatores mantidos constantes sofrem alterações (ou seja – quando temos mudanças na condição coeteris paribus).
A quantidadedemandada de um bem ou serviço varia inversamente ao seu preço, presumindo-se que tudo o mais que possa afetar a demanda – especialmente a renda, o gosto e preferênciado consumidor e o preço dos bens relacionados – permaneça o mesmo.

“A quantidade ofertada de um bem geralmente varia diretamente com seu preço, presumindo-seque todos os outros fatores que influenciam a oferta permaneçam inalterados”. – Isso significa que a quantidade de um bem oferecido à venda aumenta à medida que opreço desse bem se eleva, e diminui, quando o preço desse bem cai.
Aplicação do Coeteris Paribus –
Se o preço de um produto se modifica a quantidade ofertadase modificará, para tanto considera-se que o preço dos fatores de produção, a tecnologia, o preço dos outros bens e o clima (quando for o caso) permaneceminalterados. Deste modo é possível identificar os efeitos que as mudanças nos preços provocam nas quantidades ofertadas de uma determinada mercadoria. Dizemos então que aoferta desta mercadoria depende do seu preço, “Ceteris Paribus”. Este procedimento pode ser estendido a todos os elementos que influenciam a oferta . ( p.57)
tracking img