Demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O consumo de energia elétrica nada mais é do que a quantidade de energia elétrica absorvida por uma instalação, que pode ser medida, por exemplo, em kWh (quilowatt-hora) ou em MWh (megawatt-hora).
A demanda de potência elétrica representa a relação entre energia e tempo, podendo ser entendida como a medida do fluxo da energia consumida na instalação. A unidade de medida usual é okW, que significa mil Watts.
Do ponto de vista conceitual, energia e demanda está intimamente relacionada. No entanto, do ponto de vista físico, são grandezas completamente distintas e que não se prestam a comparações quantitativas.
Os sistemas elétricos são dimensionados pela demanda e não pelo consumo de energia.















2. Definições e Conceitos
A Demanda ébasicamente a média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado, podendo se subdividir em:
Demanda contratada: demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela concessionária, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigênciafixados no contrato de fornecimento e que deverá ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).
Demanda de ultrapassagem: parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada, expressa em quilowatts (kW).
Demanda faturável: valor da demanda de potência ativa, identificado de acordo com os critérios estabelecidos econsiderada para fins de faturamento, com aplicação da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW). XII - Demanda medida: maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada no intervalo de 15 (quinze) minutos durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (KW).
Demanda medida: maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada no intervalo de 15(quinze) minutos durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (KW).

3. Fator de Potência

Geralmente em circuitos elétrico tem-se potências ativas e reativas. As potencias ativas referem-se ao somatório dos valores dispensados a realização de trabalho como: aquecimento, resfriamento, iluminação e acionamento de equipamentos. Enquanto as potências reativas são associadas àmanutenção de campos elétricos, como os que ocorrem nas espiras dos motores elétricos. Ao somar vetorialmente as potências ativas e reativas tem-se a potência total.
Desta forma, define-se como fator de potência, a razão entre potência ativa e potência total, e seu valor varia entre 0 e 1. Conforme legislação brasileira, o fator de potência deverá ter como limite mínimo o valor de 0,92. Caso ocorravalores menores o consumidor será penalizado. O registro do fator de potência ocorre em intervalos horários. Para o cálculo da fatura seleciona-se o menor valor ocorrido no mês em questão. Assim, dentre 700 registros mensais, seleciona-se o menor valor ocorrido no mês em questão.
Demanda Contratada
A demanda é à base do contrato de suprimento de energia. Refere-se á potência que a concessionáriadisponibilizará para o uso pela unidade consumidora.
Os valores de demanda contratada em (KW) são independentes do consumo registrado (em kW.h). No caso de se verificar demanda que supere em mais de 10% o limite contratado, o consumidor pagará o excesso calculado pela tarifa de ultrapassagem. O valor de tarifa de ultrapassagem é três vezes o valor da tarifa básica, tanto para o horário fora depont6a quanto para o horário de ponta.
A verificação de demanda é feita pelo equipamento registrador da concessionaria no ponto de medição de unidade consumidora, que a cada 15 minutos geram um registro para fins de faturamento. Nos campos deste registro, outros parâmetros, tais como o fator de potência, também são guardados para os cálculos por ocasião da emissão da fatura mensal de energia....
tracking img