Demanda e respostas da categoria profissional aos projetos societários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL IV

DEMANDA E RESPOSTAS DA CATEGORIA PROFISSIONAL AOS PROJETOS SOCIETÁRIOS

Bruna Santos
Geize Barros
Laylla Mendes
Marta Fernandes
Marcilene Felizardo
Mislene Fernandes

Goiânia, GO
2012
PONTIFÍCIAUNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL IV

DEMANDA E RESPOSTAS DA CATEGORIA PROFISSIONAL AOS PROJETOS SOCIETÁRIOS

Trabalho apresentado para Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV, sob a orientação da professora Cilda Moura.

Goiânia, GO2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04
INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO SETOR EMPRESARIAL 06
ATUAIS DEMANDAS DO SERVIÇO SOCIAL NO SETOR EMPRESARIAL 09
DEMANDAS E RESPOSTAS DA CATEGORIA PROFISSIONAL AOS PROJETOS SOCIETÁRIOS 12
CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESPOSTAS PROFISSIONAIS 16
MUNDO DO TRABALHO: O SERVIÇO SOCIAL E A SUA FEMINIZAÇÃO 18
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

INTRODUÇÃOO atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, afetando as suas condições e relações de trabalho, assim como as condições de vida da população usuária dos serviços sociais. É necessário romper com uma visão endógena, focalista, umavisão de dentro do serviço social. Necessário extrapolar o serviço social para melhor apreende-lo na história da sociedade da qual ele é parte e expressão.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos assistentes sociais na atualidade é decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser umprofissional propositivo e não só executivo. Olhar para fora do serviço social é condição para se romper tanto com uma visão rotineira, reiterativa e burocrática do serviço social, que impede vislumbrar possibilidades inovadoras para a ação, quanto com uma visão ilusória e desfocada da realidade, que conduz a ações inócuas. Ambas têm um ponto em comum: estão de costas para a história, para os processossociais contemporâneos.

A abordagem do serviço social como trabalho supõe apreender a chamada prática profissional profundamente condicionada pelas relações entre o Estado e a Sociedade Civil, ou seja, pelas relações entre as classes na sociedade, rompendo com a endógena do serviço social. O processo de compra e venda da força de trabalho especializada em troca de um salário faz com que o serviçosocial ingresse no universo da mercantilização, no universo do valor. A profissão é socialmente necessária, tem um valor de uso, uma utilidade social. Tratar o serviço social como trabalho supõe privilegiar a produção e a reprodução da vida social, como determinantes na constituição da materialidade e da subjetividade das classes que vivem do trabalho. Quando se fala em produção/reprodução davida social não se abrange apenas a dimensão econômica, mas a reprodução das relações sociais de indivíduos, grupos e classes sociais. Abrange também as formas de pensar, isto é, as formas de consciência, através das quais se apreende a vida social.

Em síntese, o serviço social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social uma manifestação de seu trabalho,inscrito no âmbito da produção e reprodução da vida social. Esse rumo da análise recusa visões unilaterais, que apreendem dimensões isoladas da realidade, sejam elas de cunho economicista, politicista ou culturalista.

INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO SETOR EMPRESARIAL
A origem do Serviço Social nas empresas está intimamente relacionada ao nível de eficiência, racionalidade e produtividade...
tracking img