Demanda e Oferta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES – OFERTA E PROCURA

1. Explique cada uma das declarações abaixo, usando diagramas de oferta e demanda:
a. Quando uma frente fria atinge a Flórida, o preço do suco de laranja aumentanos supermercados de todo o território americano;
Resposta (sugestão): sendo a Flórida um dos maiores produtores de laranja do mundo, quando uma frente fria atinge seu território as plantações delaranja, certamente, sofrerão; em outras palavras, a produção de laranja cairá. Logo, os preços do suco de laranja, cuja matéria prima diminui pelo fenômeno meteorológico, tende a aumentar:

PreçoS’ S

P2

P1


D

Q2 Q1 Quantidade

O custo da matéria prima sobe; a curva de ofertadesloca-se para a esquerda, já que ao mesmo preço os produtores colocarão uma quantidade menor de suco no mercado. Se a demanda não se alterar, o preço se elevará para P2.

b. A cada verão, quandocomeça a esquentar na Nova Inglaterra, o preço das diárias dos hotéis no Caribe despenca;
Trata-se de um produto substituto: quando o clima esquenta na Nova Inglaterra, as viagens para o Caribetendem a diminuir. Ou seja, a curva de demanda por viagens ao Caribe se desloca para a esquerda.

c. Quando irrompe uma guerra no Oriente Médio, o preço da gasolina aumenta e o preço do Cadillac usadodiminui.
Com uma guerra, a oferta de gasolina diminui (curva se desloca para a esquerda) fazendo com que o preço do combustível se eleve. Como o Cadillac usado consome muito combustível, é natural quea procura por esse tipo de automóvel diminua, fazendo com que seus preços caiam.

2. Além de ser um condimento, o catchup é um complemento dos cachorros-quentes. Se o preço do cachorro-quente subir,o que acontecerá com o mercado de catchup? E com o mercado de tomate? E com o mercado de suco de tomate? E com o mercado de suco de laranja?

Como complemento, a demanda de catchup cairá; isso...
tracking img