Demanda e oferta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Demanda

Conceito

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

A procuradepende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou a preferência do indivíduo.

A leigeral da demanda – há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem.

Exemplo 1:Fonte: Jornal Valor Econômico de 29 de Setembro de 2010

No exemplo 1 podemos observar na reportagem, que em determinado período houve uma alta nos preços do etanol, e consequentemente, parte dosconsumidores migraram para o uso da gasolina para abastecerem seus veículos.

O que ocorreu de fato foi que a demanda foi influenciada pelo preço de outros bens. A gasolina é um bemsubstitutivo ou concorrente do etanol e o aumento do preço do último fez com que os consumidores passassem a substituí-lo pela gasolina, ocorrendo um exemplo de variável que afeta a demanda de um bem.Oferta

Conceito

Pode-se conceituar oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a ofertadepende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.

Diferentemente da função demanda, a função ofertamostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus. É a chamada lei geral da oferta.

Exemplo 2:

























Fonte:Jornal Valor Econômico de 27 de Setembro de 2010

No exemplo 2, podemos observar um exemplo na variável da oferta de mercado – os fatores de produção.

Houve uma maior disponibilidade de...
tracking img