Demanda, procura e oferta de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A microeconomia, ou teoria de preços é à parte da economia que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam. A evolução do estudo da teoria microeconômica teve inicio basicamente com a analise da demanda de bens e serviços, cujos fundamentos estão alicerçados no conceito subjetivo da utilidade. A utilidade representa o grau de satisfação que osconsumidores atribuem aos bens e serviços que podem adquirir no mercado.
Ou seja, a utilidade é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Como esta baseada em aspectos psicológicos ou preferenciais, a utilidade difere de consumidor para consumidor. A teoria do valor-utilidade pressupõe que o valor de um bem de forma por sua demanda, isto é, pela satisfaçãoque o bem representa para o consumidor. Ela é, portanto, subjetiva e considera que o valor nasce da relação do homem com os objetivos.
Consumidores e empresa, sem qualquer interferência do governo, tendem a encontrar sozinha uma posição de equilíbrio, mediante o mecanismo de preços, ou seja, da lei de oferta e procura.

DESENVOLVIMENTO

Demanda de Mercado:
A demanda ou procura pode serdefinida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do individuo.
Há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem,coeteris paribus. É chamada lei geral da demanda. Essa relação quantidade procurada/ preço do bem pode ser representada por uma escala de procura, curva de procura ou função demanda.
Efetivamente, a procura de uma mercadoria não é influenciada apenas por seu preço. Existe uma serie de outras variáveis que também afetam a procura.
Para a maioria dos produtos, a procura será também afetada pelarenda dos consumidores, pelo preço dos bens substitutos (ou concorrentes), pelo preço dos bens complementares e pelas preferências ou hábitos dos consumidores.
Oferta de Mercado:
Pose-se conceituar oferta como as varias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; entre eles, deseu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e der metas ou objetivos dos empresários.
Diferentemente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus. É a chamada lei geral da oferta.
A relação direta entre a quantidade de um bem e o preço desse bem se deve ao fato de que, coeteris paribus, um aumento dopreço de mercado estimula as empresas a elevar a produção; novas empresas serão atraídas, aumentando a quantidade ofertada do produto.
Alem do preço de bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço de terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do numero de empresas no mercado.

Exemplos de oferta e demanda:
1º. Umbom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o dos produtos de Supermercados. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta. Isso ocorre também no comercio, onde em estações especificas como inverno, os produtos de vestuários adequados para estaestação tendem a ficar mais caros, pelo aumento da demanda.
Outro exemplo a ser citado, é época da compra de materiais escolares, que sofre uma variação no inicio do ano, onde a procura desses produtos aumentam, levando em vista as listas exigidas pelas maiorias das escolas.
Por exemplo, a expansão do cultivo de girassol para fins energéticos significara, necessariamente, o aumento da oferta da...
tracking img