Demanda, oferta e ponto de equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capa
















































ÍndiceCurva de Demanda, Oferta ponto de Equilíbrio

Tudo se iniciou com pesquisas feita por Antoine Augustin Cournot (1801-1877), Grande matemático e economista francês, conhecido principalmente porseus estudos sobre a oferta e a demanda, foi o primeiro a usar funções e formulas matemáticas para explicar exemplificar sua teoria.

Demanda.

Teoria da demanda, quanto maior o preço de um bemmenor demanda, quanto menor preço maior demanda, existem vários fatores que podem alterar a demanda(Di) de um produto entre elas os principais são: Seu preço (P¹), Preço de outros produtos (Pj), Rendado consumidor(R), Preferências do consumidor (G), assim temos a devida função matemática; Di= f (P¹, Pj, R, G).




Seu preço (P¹), Demanda declinante, quanto maior o preço menor a demanda, menorpreço maior demanda.

Preço de outros produtos (Pj), o preço de outros bens podem influenciar a demanda de um bem positivamente ou negativamente dependendo de que categoria esse bem se enquadra ascategorias são:


a) Bens substitutos; aumento do preço do outro bem, aumenta a demanda do outro bem. Ex: Aumento do preço de um refrigerante de uma determinada marca aumenta a demanda doconcorrente.


b) Bens complementares; (vendidos em conjunto) aumento do preço do bem complementar diminui a demanda do bem. Ex: Aumento do valor do sistema operacional, aumenta o valor do bem ediminui a demanda por computadores, pois um bem complementa o outro e são vendidos em conjunto.

Renda do consumidor(R): com o aumento ou a diminuição da renda pode alterar a demanda de um bem dependendode que categoria esse bem se enquadra, os tipos de bens são

a) Bem normal, a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também. Exemplo: Refrigerante quanto maior a renda do...
tracking img