delson99

352 palavras 2 páginas
1) O que é atividade financeira do Estado? Explique.
A atividade financeira do estado é a utilização de meios econômicos pelo Estado ou pela própria comunidade, com o intuito de materializar as necessidades coletivas.
A atividade financeira pode ser objeto de diversas ciências, pois se encarada sob a perspectiva de bens escassos, corresponde a um objeto da economia; se analisada a partir das normas, relaciona-se ao Direito; se estudado a partir do poder, trata-se de uma questão política
Por fim, o fenômeno financeiro trata-se de uma ação pública, ou seja, de uma ação realizada por entidades dotadas de poder de autoridade, obrigadas a perseguição de fins gerais da coletividade e representativa de seus membros, com base institucional, a qual não necessariamente é voluntária.

2) O que é fenômeno financeiro? Explique.
O fenômeno financeiro representa as relações econômicas entre pessoas e instituições sociais, por um lado, e Estado, por outro.
Existem quatro formas de relações. A primeira é a Ordenação Econômica que corresponde aos quadros gerais da atividade econômica em um país. Trata-se da constituição econômica e da legislação infraconstitucional relacionada aos setores de produção. Referida ordenação resulta de uma execução de uma doutrina política econômica pelo Estado: Abstencionista, liberal, socialista ou comunista. A doutrina econômica do Estado constitui a ordenação geral da atividade econômica a que a sociedade deve se submeter.
A segunda forma de relação é a Intervenção Econômica que diz respeito à conduta do Estado que visa alterar o comportamento dos sujeitos econômicos. Trata-se de diretivas, ex.: políticas econômicas; controle inflacionário; tabelamento de preços.
Por fim, a terceira relação é a Atuação Econômica. Neste caso, o Estado atua como se particular fosse, ou seja, atua como sujeito econômico. São os serviços que o Estado chama para si prestar, embora pudesse não o fazer.

Relacionados