delmaport

3086 palavras 13 páginas
1. INTRODUÇÃO A pesquisa é essencial à prática docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador, compromete-se com a elaboração própria, com o questionamento, com a emancipação política, com a formação da cidadania, com a criatividade, com a descoberta e com a redescoberta. Só o professor pesquisador tem as condições necessárias para transmitir algo via ensino, pois eles ao questionar, ao se desacomodar, estão em constante estado de preparação. É imprescindível que a postura e a prática do professor sejam repensadas e recriadas, de forma que, ao compreender seu papel político diante da educação se assuma como pessoa competente, socialmente e politicamente responsável, capaz de construir e reconstruir, construir e transmitir.
Significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas, é a construção de conhecimento original de acordo com certas exigências obedecendo aos critérios de coerência, consistência, originalidade e objetivação. Propiciar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para o processo de ensino-aprendizagem; refletir sobre a prática pedagógica; atuar como intelectual crítico na contextualização sociocultural de suas aulas e na transformação social mais ampla; saber trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação no que se refere aos conteúdos e recursos didáticos.
Ao falarmos em pesquisa e prática profissional, devemos relacionar a articulação entre teoria e prática, despertando a necessária reflexão, procurando uma integração entre ambas, buscando contribuir para a qualidade de ensino. Precisa contemplar também o conhecimento sobre a utilização dos materiais didáticos na ação do professor.

2. TEÓRICOS

2.1 JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça, em 1712. Sua mãe morreu no parto. Viveu primeiro com o pai, depois com parentes da mãe e aos 16 anos partiu para uma vida de aventureiro. Foi acolhido por uma baronesa benfeitora na província francesa

Relacionados