Dell - empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DO CASO DELL

Discentes:
Cátia Gomes
Daniel Lopes
Dulce Santos
Joana Rosa
João Jardim

Docente: Isabel Nicolau

Índice

1. Introdução 3
2. Enquadramento teórico 4
3. A empresa DELL 5
3.1 Contexto externo e concorrencial da Dell 6
3.2 Recursos 7
3.3 Capacidades da Dell 8
4. Cadeia de Valor 10
5. Conclusão 11

1. Introdução

No âmbito daunidade curricular de Estratégia Empresarial, procedeu-se ao seguinte relatório sobre o Caso Dell com o objectivo de analisar e relacionar os conhecimentos teóricos estudados, com as informações contidas no caso.
O Mundo actual está em constante mudança. A correcta aplicação dos recursos disponíveis na empresa é um factor necessário para alcançar o sucesso. Assim, para que uma empresa consigaalcançar excelentes resultados, terá que maximizar os seus recursos tentando investi-los em áreas promissoras da empresa.
Assim, vamos analisar ao longo deste trabalho a temática de recursos e capacidades.
“Recursos são os activos produtivos da empresa; capacidades são o que a empresa pode fazer. Recursos isolados não conferem vantagem competitiva, têm de trabalhar em conjunto para criarcapacidades organizacionais.” (Grant)

2. Enquadramento teórico

No caso Dell é importante relacionar certos conceitos teóricos com a realidade da empresa. Uma empresa que é líder num mercado altamente competitivo tem, com certeza, estratégias e modelos de negócio muito fortes. Este caso confronta-nos com vários conceitos teóricos, abordados em aula, que nos ajudam a compreender e analisar o mercadoe a empresa. A nossa análise foi realizada com base em conceitos como:
* Grupo estratégico: agregação de empresas que seguem estratégias similares em dimensões estratégicas bem especificadas. No caso da Dell, esta divisão faz-se entre os grupos com estratégias de inovação e de não inovação;
* Cultura organizacional: Consiste no conjunto de valores, crenças, expectativas e práticas quesão adoptadas pela generalidade dos seus membros. Na Dell esta componente é extremamente importante, visto que os seus colaboradores e a dedicação à empresa por parte destes, é essencial para o seu sucesso;
* Recursos: São activos que uma organização possui, de maneira a realizar a sua actividade. Podem ser bens intangíveis, tangíveis e os recursos humanos. Toda e qualquer empresa tem quereunir um conjunto de recursos que se revelem como factores importantes de sucesso no sector;
* Capacidades: materializam-se naquilo que a organização produz e resultam do trabalho conjunto dos vários grupos de recursos. Assim, uma capacidade é fruto de um processo de desenvolvimento dentro da empresa e que depois se torna num elemento característico da própria;
* Competência Chave:capacidades fundamentais à estratégia e performance de uma empresa, isto é, aquilo que uma empresa faz particularmente bem em relação aos seus concorrentes.

3. A empresa DELL

Michael Dell fundou a empresa no ano de 1984, com apenas 19 anos, enquanto ainda estudava na Universidade do Texas, Estudos Unidos da América. Primeiramente, denominava-se PC’s Limited, mais tarde passou a DELL, nome quepredomina até aos dias de hoje. A empresa desenvolve, produz, dá suporte e vende uma grande variedade de computadores pessoais, servidores, notebooks, dispositivos de armazenamento, switches de rede, PDAs, software, entre outro, sendo líder no mercado dos personal computers. A Dell, expandiu-se para o mercado mundial e emprega, hoje, cerca de 78.800 pessoas, em todos os países em que opera.
Em2004, a DELL decide entrar num novo mercado: consumíveis electrónicos. Esta entrada deveu-se não só ao facto de uma quebra relativa nas vendas de PC’s, mas também na expansão da área do entretenimento online, que a Dell entendeu como uma “extensão” do seu primeiro e principal produto: os computadores.

4.1 Contexto externo e concorrencial da Dell

Sector dos computadores
O sector dos...
tracking img