Delegação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DELEGAÇÃO
Na discussão inicial acerca da delegação, faz-se necessário o estabelecimento de diferenças entre delegação e descentralização. A delegação representa a transferência de determinado nível de autoridade de um superior para um subordinado ou conjunto de subordinados, afim de que estes executem alguma coisa. A descentralização requer delegações extensivas e sistemáticas ao longo da cadeiahierárquica. Sendo, assim a maioria das decisões, na descentralização, relativas ao trabalho que está sendo executado, são tomadas pelos os que o executam ou com sua participação.
No que concerne à delegação, algumas considerações são relevantes para seu funcionamento eficaz:
• a autoridade deve ser delegada até o ponto e na medida necessária para a realização dos resultados esperados;
• aautoridade deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada no cargo;
• a responsabilidade não deve ser delegada, pois nem o chefe nem o subordinado podem livrar-se totalmente de suas obrigações, designando outros para realizá-los;
• a clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita.
À medida que as organizações crescem e tornam mais complexas, asdelegações se tornam inevitáveis. Isso porque a falta de delegação poderá levar a um congestionamento das decisões, causando atrasos e perdas de oportunidades, o que pode retardar o desenvolvimento da organização, ou mesmo, causar o seu fracasso.
Um problema visivelmente perceptível no cenário atual são funções além da capacidade de trabalho de seu titular. É um problema para um executivo de umaempresa fazer tudo sozinho, e é aqui que nasce a problemática de o que se deve delegar. Isso representa um problema para qualquer administrador quando este não estabelece o que pode e deve ser delegado.
Tendo em vista o repertório de considerações e o significado de delegação, as decisões acerca do que se pode delegar permeiam os seguintes tópicos:
• Detalhes e Rotinas;
• O dia a dia das operações;• Assuntos que dizem respeito ao subordinado;
• Pequenas decisões (decisões relevantes não devem ser delegadas).
Conforme as observações feitas nas considerações para o funcionamento eficaz da prática de delegar, essas decisões de o que se pode delegar tornam-se eficientes na medida em que os delegados são escolhidos com base numa análise de perfil que contemple: 1) nomeação de um delegadoadequado, ou pelo menos com condições mínimas e 2) conhecimento dos princípios básicos da organização. Sucede-se que, após feita tais análises, devem ser definidos as etapas do processo de Delegação:
• Definição de Metas: a definição dos objetivos se apresenta como uma etapa importante, uma vez que, quem recebeu a delegação deve saber, com clareza, as metas que deve alcançar e o que se espera dele.• Delegação da Permissão para Agir: a fim de um desempenho eficiente, faz-se necessário a definição não só do que se espera da pessoa, mas também de que autoridade poderá dispor para decidir ou executar o que é esperado, isto é, até que ponto pode empregar recursos, qual seu limite de alçada para decisão e que tipo de compromissos pode assumir sem prévia autorização.
• Criação de Obrigação (deexecutar): Cumprir o que foi determinado da melhor forma possível e prestar contas à chefia no devido tempo. Para isso é preciso que a pessoa esteja motivada e treinada. Cabe ao que delegou proporcionar encontros para motivar e treinar quem recebeu. Quem delega deve motivar e aconselhar os subordinados para que tenham condições de cumprir a obrigação recebida.
• Criação da Obrigação (avaliar aexecução): Faz-se necessário exigir informações sobre o andamento do trabalho à medida que for sendo executado. Nesse sentido, a avaliação dos resultados, ainda que parciais, deve ser feito por um estabelecimento de controles adequados. Essa revisão do andamento permite a quem delegou dar feedback.
O que se pode extrair em uma análise sucinta acerca do tema da delegação são efeitos os quais a...
tracking img