Degradação do rio jucuruçu (bahia)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinópse
A presente atividade enfoca a questão relacionada a impactos nos recursos hídricos da bacia do Rio Jucuruçu, na cidade de Itamaraju. Os procedimentos utilizados na referida avaliação centraram-se em trabalhos de campo amparados em bibliografia que propiciaram uma investigação das condições socioambientais da área de estudo.Os impactos causados pela utilização inapropriada do espaçourbano identificam vários fatores que provocam a alteração nas características naturais do leito do rio. A intervenção, desorganizada e sem critérios de planejamento adequados,intensificaram a deterioração da qualidade da água e o desaparecimento quase total da mata ciliar, responsável pelo equilíbrio geomorfológico do rio. Processos oriundos dessa má ocupação do solo, como erosão das margens,assoreamento do rio e poluição das águas, foram identificados como provável causa da diminuição do volume de água à jusante do rio, além da inexistência da fauna e flora típicas da área. A falta de interesse do poder público na organização e planejamento do uso e ocupação do solo,foi identificada como uma causa social e política dos impactos negativos na área estudada.
1 - INTRODUÇÃO

Os problemas queenvolve a questão de impacto ambiental nos recursos hídricos na bacia do rio Jucuruçu é algo desafiante para a gestão ambiental em diversos municípios que integram essa bacia.principalmente para a população. Tal perspectiva se deve ao fato de que a amplitude das relações da sociedade inserida a complexidade dos ambientes urbanos, quase sempre sem um controle do uso e ocupação do solo. O estudotradicional da ecologia,tratava de descrever apenas o meio natural, porquanto atualmente o estudo crítico defende que o ser social, o homem e suas relações devem ser priorizados, então a resposta para estudos que busquem uma maior compreensão, tanto da realidade social quanto natural, parece ser a corrente ambiental,mais objetiva pois tem como centralidade a discussão das relaçõessociedade-natureza ou em sua dimensão material e objetiva, um produto da transformação da natureza do espaço natural: solo, rios, etc. pelo trabalho social variados de intervenção e alteração pelo homem, das mínimas modificações induzidas por uma sociedade de caçadores e coletores (impactos ambientais fracos) até um ambiente construído e altamente artificial como uma grande metrópole contemporânea (forteimpacto sobre o ambiente natural), passando pelas pastagens e pelos campos dos agronegóciosde,com variantes de pelos pequenos assentamentos, O objetivo desta atividade é mostrar que os impactos ambientais urbanos, considerando a construção do espaço e a relação sociedade-natureza, é a base da discussão na busca de causas e efeitos dos problemas socioambientais da cidade.
Assim é possível conhecer umpouco mais sobre os problemas que afetam a baicia do Rio jucuruçu, principalmente as questões ligadas à degradação oriunda dos ambientes urbanos ,por onde o rio passa, e os impactos causados por eles. Tais impactos provocam a alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do complexo das áreas de preservação permanente, independente do grau de intervenção da sociedade.

A degradaçãoem que se encontra o Rio Jucuruçu é visível em todo o seu percurso, percebe-se em suas margens ausência de mata ciliar, leito assoreado por extração de areia, lixo depositado às margens do corpo hídrico e despejo de esgoto doméstico sem tratamento.Um tema, em especial, é a questão do lixo urbano de forma mais genérica e do esgoto doméstico de forma mais específica, por encontrar-se inserido quaseque completamente nas áreas urbanas dos municípios por onde passa
Com o crescimento urbano desordenado, sem planejamento e com falta de saneamento básico, em parte dos municípios da bacia, tem aumentado a degradação ambiental do rio Jucuruçu, local que em décadas anteriores era utilizado como meio de transporte fluvial para escoamento das produções agrícolas nas regiões vizinhas, fonte de...
tracking img