Degeneração Hialina

É basicamente caracterizada por um acúmulo de proteínas, podendo ser epitelial (dentro da célula, substância com forma de pequenos grânulos acidófilos ou aglomeradosirregulares) ou conjutivas (fora da célula, atingindo o tecido conjuntivo fibroso e a parede dos vasos, daí também o nome conjuntivo-vascular). Com aspecto homogêneo de certa transparência, brilho e corado deróseo, podemos dizer que o nome provém dessas características singulares. Há vários tipos de degeneração hialina intracelular, entre eles estão:
• Degeneração hialina goticular:  Surgimento devárias gotículas hialinas dentro das células. Ocorre principalmente em doenças renais onde o glomérulo permitirá a passagem de proteínas que serão pinocitadas. Há um aumento na reabsorção de proteínas nasvesículas e proteinúria.
• Corpúsculo de Russel: A Imunoglobulina formará o corpúsculo, ocorrerá uma cristalização no citoplasma do plasmócito.
• Degeneração hialina de Mallory: Aparece empatologicas como cirrose hepática e carcinoma hepático. Os hepatócitos apresentam massas hialinas. Ocorre devido a destruição de proteínas do citoesqueleto, por exemplo. É reversível.

O propósito destalâmina é demonstrar uma degeneração hialina celular, ou seja, uma alteração que torna proteínas celulares visíveis já em microscopia óptica na forma de grumos hialinos no citoplasma. Hialino quedizer semelhante a vidro e designa o aspecto homogêneo e fortemente róseo (ou eosinófilo) que assumem em um corte histológico proteínas condensadas ou aglutinadas.  
            No caso, o fenômeno ocorreno citoplasma de hepatócitos em um paciente alcoólatra crônico. O álcool, se ingerido em altas doses, pode levar à precipitação de proteínas do citoesqueleto, que normalmente não são visíveis emmicroscopia óptica. Estas formam então os corpúsculos hialinos de Mallory, um manifestação morfológica altamente característica, mas não patognomônica, da ação tóxica do etanol sobre o fígado. ... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Degeneração hialina. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Degenera%C3%A7%C3%A3o-Hialina/667229.html

MLA

"Degeneração hialina" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Degenera%C3%A7%C3%A3o-Hialina/667229.html>.

MLA 7

"Degeneração hialina." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Degenera%C3%A7%C3%A3o-Hialina/667229.html>.

CHICAGO

"Degeneração hialina." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Degenera%C3%A7%C3%A3o-Hialina/667229.html.