Deflação

Páginas: 2 (420 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
DEFLAÇÃO

O conceito de deflação é uma queda geral nos preços e serviços, onde vamos ter a maior oferta, com a menor demanda. Ou seja, o preço de certos produtos no mercado estarão baixos, porém aprocura por eles será menor ainda, esse acontecimento pode desencadear uma série de problemas como: Estagnações, recessões, crises, concorrências, entre outros. Igual a inflação, a Deflação é medidacomo a taxa de variação do Índice de Preços do Consumidor (IPC).
Podemos citar como exemplo o Japão, que durante a década de 90 o país sofreu entre estagnação e deflação por causa do estouro domercado financeiro e imobiliário, diminuindo a taxa média de crescimento anual do país, pontuado com recessões (1998-1999, 2008-2009), e por um forte aumento do desemprego.
Outro acontecimento recenteocorrido ano passado, que por causa da crise no qual atingiu uma série de países, entre eles a Grécia. Repercutiu o mundo pelo método utilizado pelos Gregos para saírem desse momento ruim, de dividascom o FMI (Fundo Monetário Internacional) e problemas econômicos. A única saída viável para eles foi aderir a Deflação, diminuindo o preço dos produtos, dispersando a vontade de compra das pessoas parafazer a economia grega voltar a reagir. Porém isso afetou a população, ocorrendo uma redução no salário de cada trabalhador. Uma frase que enfatizou esse fato foi dita pelo diretor-gerente do FMI,Strauss-Kahn "Não há outro caminho para a Grécia a não ser aumentar a competitividade". Ou seja, a Grécia só irá reagir se aumentar a concorrência no país.
Portanto, o processo de Deflação é exatamenteo oposto da Inflação conhecida também como “inflação negativa”. Pode ser provocada pelo excesso de capacidade produtiva, com a diminuição dos preços e falta de consumidores fazendo com que as vendasdiminuem e assim acarretando problemas como diminuição no ritmo de produção e custos, e o jeito mais fácil de diminuir custos é demitindo funcionários. Porém a Deflação não para por aí, ela pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deflação de dados
  • Inflação e deflação
  • Deflação e inflação
  • Inflação e deflação
  • deflacao de dados
  • Inflação e deflação
  • Inflação e deflação
  • INFLAÇÃO DEFLAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!