Definição o planeamento é sistematizar as acçoes necessárias ordenando estas mesmas acções a serem implemetadas, de acordo os seus objectivos. o planeamneto tem origem desde os tempos que o homem começou a pensar (

1049 palavras 5 páginas
DEFINIÇÃO
O Planeamento é sistematizar as acçoes necessárias ordenando estas mesmas acções a serem implemetadas, de acordo os seus objectivos.
O planeamneto tem origem desde os tempos que o homem começou a pensar (procurar livros)
Segundo Libaneo ,

O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (2004p.221).

O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre. É denominado também de plano de curso, plano anual, plano de unidades didáticas e contém os seguintes componentes: ementa da disciplina, justificativa da disciplina em relação ao objetivos gerais da escola e do curso; objetivos gerais; objetivos específicos, conteúdo (com a divisão temática de cada unidade); tempo provável (número de aulas do período de abrangência do plano); desenvolvimento metodológico (métodos e técnicas pedagógicas específicas da disciplina); recursos tecnológicos; formas de avaliação e referencial teórico (livros, documentos, sites, etc)

PLANEMANETO DE ENSINO A LONGO PRAZO
É aquele que se chama como Planejamento educacional. Consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento geral do país, então a sua elaboração requer propor objetivos que definam uma política da educação que compreende:

É de longo prazo por que as decisões sobre a educação no conjunto no geral de cada pais são desenvolvidas de 1 ano até 15 com vista adequar uma politica da educação ambrangente de acordo as necessidades desejadas.
É a obrigaçao do estado a formular politicas de edicação que ajudam o proprio país a crescer no ponto de vista politico, economico e cultural.
Exemplos, planear a educação sobre o meio ambiental, moral e cívica que se enquadram nos programas escolares.

PLANEMANETO DE ENSINO A CURTO PRAZO

Cabendo-lhe interpretar, operacionalizar estes currículos e procurar adaptá-los às situações concretas, selecionando aquelas

Relacionados