Definindo a cidade - raquel rolnik

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFININDO A CIDADE

O espaço urbano deixa de se restringir a um conjunto denso e definido de edificações para significar, de maneira mais ampla, a predominância da cidade sobre o campo. Periferias,subúrbios, distritos industriais, estradas e vias expressas recobrem e absorvem zonas agrícolas num movimento incessante de urbanização. No limite, este movimento tende a devorar todo o espaço,transformando em urbana a sociedade como um todo.

A cidade como um ímã

Os primeiros embriões de cidade que temos notícia foram os zigurates, templos que apareceram nas planícies da Mesopotâmia emtorno do terceiro milênio antes da era cristã. A construção do local cerimonial corresponde a uma transformação na maneira de os homens ocuparem o espaço. Plantar o alimento, ao invés de coletá-lo oucaçá-lo, implica definir o espaço vital de forma permanente. A garantia de domínio sobre este espaço está na apropriação material e ritual do território.
O templo era o ímã que reunia o grupo. Destemodo, a cidade dos vivos e dos mortos precede a cidade dos vivos, anunciando a sedentarização - a Bíblia se refere a esta passagem com a experiência da Torre de Babel. Sua construção implicava naexistência de um trabalho organizado, o que por sua vez estabelecia a necessidade de alguma forma de normalização e regulação internas. Assim, os construtores de templos, ao mesmo tempo que fabricavam umhabitat sobre a natureza primeira, se organizavam enquanto organização política, lançando-se conjuntamente em um projeto de dominação da natureza. No castigo divino, embaralhar as línguas eraimpossibilitar a comunicação entre os homens, impedindo que se espalhassem por toda a Terra e o que deveria uní-los, acabou por separá-los. O Mito de Babel expressa a luta do homem por seu espaço vital, no momentode sedentarização e a divisão irremediavelmente dos homens em nações aponta para a constituição da cidade propriamente dita. Esta será a cidadela, em guerra permanente contra os inimigos, na...
tracking img