Definições de afogamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DE AFOGAMENTO.

É a aspiração de líquido causada por submersão ou imersão. O termo aspiração refere-se à entrada de líquido nas vias aéreas (traquéia, brônquios ou pulmões), e não deve ser confundido com "engolir água".
No afogamento, a função respiratória fica prejudicada pela entrada de líquido nas vias aéreas, interferindo na troca de oxigênio (O2) - gás carbônico (CO2).

Locaispropícios ao Afogamento:

 Afogamento em água Doce: piscinas, rios, lagos ou tanques.

 Afogamento em água Salgada: mar.

 Afogamento em água salobra: encontro de água doce com o mar.

 Afogamento em outros líquidos não corporais: tanque de óleo ou outro material e outros.

Quanto á Causa do Afogamento:

 Afogamento Primário: quando não existem indícios de uma causa doafogamento.

 Afogamento Secundário: quando existe alguma causa que tenha impedido a vítima de se manter na superfície da água e, em conseqüência precipitou o afogamento: Drogas (36,2%) (mais freqüente o álcool), convulsão, traumatismos, doenças cardíacas e/ou pulmonares, acidentes de mergulho e outras.

O que favorece o Afogamento:

Embora as praias sejam um grande atrativo para turistas, e o localonde ocorre o maior número de salvamentos, não é na orla e sim em águas doces onde ocorrem os maiores números de afogamentos com morte. É importante conhecermos o perfil das vítimas e as razões que facilitam o afogamento.

 Não saber nada.

 Pessoas nos extremos da idade - muito jovens (são confiantes) ou velhos (limitações típicas da idade).

 Pessoas obesas ou com aparência cansada -são pessoas geralmente sem boas condições físicas.
 Alcoolizados ou sobre efeitos de drogas- são pessoas com a capacidade reduzida de avaliação do perigo e, portanto com menor prudência.

 Pessoas com objetos flutuantes - devem ser observadas com muita atenção, (não sabem nadar).

 Turistas, imigrantes ou estranhos ao ambiente - são pessoas que não tem noção do perigo no local e devem seralertadas.

 Deficientes físicos - Limitações decorrentes da própria deficiência.

 Portadores de alguma Patologia – funções normais comprometidas devido ao uso de medicamentos podendo ocorrer acidentes dentro da água ocasionando um afogamento.

Mas os riscos podem estar no ambiente doméstico, nas piscinas, banheiras, baldes, tanques, bacias e caixas d’água.

Fases do Afogamento:

No afogamento, água entra pelo nariz, invade os pulmões e detona células do sangue.

 No início do afogamento, a pessoa se debate, tentando se manter na superfície. Ela prende a respiração o quanto pode e aspira, sem querer, pequenas quantidades de água, o que provoca o fechamento da laringe, órgão situado entre a traquéia e a base da língua. Esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo paraque a água não inunde os pulmões.

 Depois de alguns minutos, a laringe relaxa e a pessoa involuntariamente respira debaixo d’água, aspirando e engolindo grande quantidade de água. Parte do líquido vai para o estômago e o restante segue o mesmo caminho do ar: percorre a traquéia e chega aos pulmões, passando por brônquios, bronquíolos e alvéolos.

 Com o pulmão encharcado, a troca gasosa(entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) não funciona mais. A redução da taxa de oxigênio causa danos em todos os tecidos, principalmente nos que precisam de mais ar, como as células nervosas. O cérebro é gravemente lesionado e a pessoa fica inconsciente.

 Depois de chegar aos alvéolos, a água entra no sangue e penetra nos glóbulos vermelhos, destruindo-os. Com isso, o potássio presentenessas células vaza para o plasma sanguíneo. Em concentração elevada, o potássio é fatal: ele acaba com a diferença de carga dentro e fora da célula, impedindo a transmissão dos impulsos nervosos e, assim, a contração muscular. Com isso, o coração pode parar de bater.

Tome Nota:

Identificar um caso de afogamento antes ou durante a sua ocorrência possibilita tomar atitudes mais precocemente...
tracking img