Definições da massagem e sua origem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definições da Massagem e sua origem

A história da massagem é tão antiga quanto a do homem. Estudos arqueológicos indicam que, já na pré-História, o homem promovia o bem-estar geral e adquiriaproteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem. 

Há também registros de que civilizações da Antiguidade, como egípcios,hindus, gregos, romanos, chineses e japoneses, cerca de 300 a.C., fizeram referências sobre os benefícios da massagem para o bem-estar. Mas os primeiros a reconhecer as propriedades curativas dessa técnicade friccionar o corpo foram os chineses, que assinam a literatura mais remota que se tem notícia: o texto médico Nei Ching, escrito 2800 a.C. 

A palavra massagem é de origem grega e significaamassar. Depois dos chineses, o pai da Medicina, o grego Hipócrates, fez uso das propriedades terapêuticas da massagem, que ele denominou “anatripisis”, cujo significado é friccionar pressionando ostecidos. A expressão foi traduzida para o latim como frictio e permaneceu em uso nos Estados Unidos até 1870. Frictio significa fricção ou esfregação. 

Na Índia, a expressão usada para designar massagemera shampooing. Na China, era Cong Fou e, no Japão, ambouk.



A seguir, serão enumerados alguns tipos de massagens. É importante frisar os “alguns”, porque existem muito mais do que esses:
-Abhyanga; - Anma;
- Anti-celulite; - anti-stress;
- Aromaterapêutica; - Ayurvédica;- Ayuryoga; - Bamboo Massage;
- Biodinâmica; - Bioenergética;
- Bioprânica;- Californiana;
- Candle massage; - Chair massage;
- Champi; - Chavutti Thirummal;
- Chi nei tsang (CNT);...
tracking img