Definição Sistema econômico

1. Defina Sistema Econômico.
Sistema Econômico é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente é o conjunto de princípios e técnicas como osquais os problemas de economia são endereçados, tais problemas como escassez com a alocação de recursos produtivos limitados. O sistema econômico é composto por pessoas, instituições e a sua relação comos recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas econômicos incluem o sistema capitalista, socialista, e economia mista.

2. Compare os sistemas econômicosCapitalismo X Socialismo.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Podemos utilizar como exemplo a falta deliberdade econômica com grande intervenção do governo na economia, os salários, os preços os investimentos são definidos apenas pelo estado. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação decapital através do lucro. Podemos utilizar como exemplo de capitalismo a liberdade econômica (livre concorrência), salários dos trabalhadores definido pelo mercado, preços dos produtos são definidospela leia da oferta e procura.

3. Conceitue política econômica.
Denomina-se política econômica o conjunto de medidas tomadas pelo governo para atuar a influir sobre os mecanismos de produção,distribuição e consumo de bens e serviços. Essas medidas obedecem também a critérios de ordem política e social - à medida que determinam, por exemplo, quais segmentos da sociedade se beneficiarão com asdiretrizes econômicas implementadas pelo Estado. O alcance e o conteúdo de uma política econômica variam em cada país, dependendo do grau de diversificação de sua economia, do regime social e do nívelde atuação dos grupos de pressão (partidos políticos, sindicatos, associações de classe, ONGs e movimentos de opinião pública). Fazem parte da estrutura econômica de um país a política monetária, a...