Definição Sistema econômico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1700 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina Sistema Econômico.
Sistema Econômico é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente é o conjunto de princípios e técnicas como os quais os problemas de economia são endereçados, tais problemas como escassez com a alocação de recursos produtivos limitados. O sistema econômico é composto por pessoas, instituições e a sua relação comos recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas econômicos incluem o sistema capitalista, socialista, e economia mista.

2. Compare os sistemas econômicos Capitalismo X Socialismo.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Podemos utilizar como exemplo a falta deliberdade econômica com grande intervenção do governo na economia, os salários, os preços os investimentos são definidos apenas pelo estado. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Podemos utilizar como exemplo de capitalismo a liberdade econômica (livre concorrência), salários dos trabalhadores definido pelo mercado, preços dos produtos são definidospela leia da oferta e procura.

3. Conceitue política econômica.
Denomina-se política econômica o conjunto de medidas tomadas pelo governo para atuar a influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Essas medidas obedecem também a critérios de ordem política e social - à medida que determinam, por exemplo, quais segmentos da sociedade se beneficiarão com asdiretrizes econômicas implementadas pelo Estado. O alcance e o conteúdo de uma política econômica variam em cada país, dependendo do grau de diversificação de sua economia, do regime social e do nível de atuação dos grupos de pressão (partidos políticos, sindicatos, associações de classe, ONGs e movimentos de opinião pública). Fazem parte da estrutura econômica de um país a política monetária, afiscal e a cambial.

4. Comente 3 instrumentos da política monetária.
Redesconto Bancário o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais a taxas acima das praticadas no mercado.
Os chamados empréstimos de assistência à liquidez são utilizados pelos bancos comerciais somente quando existe uma insuficiência de caixa (fluxo de caixa), ou seja, quando as demandas de recursosdepositados não cobrem suas necessidades.
Quando a intenção do Banco Central é de injetar dinheiro no mercado, ele baixa a taxa de juros para estimular os bancos comerciais a pegar estes empréstimos. Os bancos comerciais por sua vez, terão mais disponibilidade de crédito para oferecer ao mercado, conseqüentemente a economia aquece.
E quando o Banco Central tem por necessidade retirar dinheiro do mercado,as taxas de juros concedidas para estes empréstimos são altas, desestimulando os bancos comercias a pegá-los. Desta forma, os bancos comerciais que precisam cumprir com suas necessidades imediatas, enxugam as linhas de crédito, disponibilizando menos crédito ao mercado, com isso a economia desacelera.
Recolhimento compulsório é um dos instrumentos de Política Monetária utilizado pelo Governo paraaquecer a economia. É um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central.
Parte de todos depósitos que são efetuados à vista pela população junto aos bancos comerciais vão para o Banco Central. O Banco Central fixa esta taxa de recolhimento. Esta taxa é variável, de acordo com os interesses do Governo em acelerar ou não a economia.
O recolhimento compulsório tem porfinalidade aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País. Quando o Governo precisa diminuir a circulação de moedas no país, o Banco Central aumenta a taxa do compulsório, pois desta forma os bancos comerciais terão menos crédito disponível para população, portanto, a economia acaba encolhendo.
Ocorre o inverso quando o Governo precisa aumentar a circulação de moedas no país. A taxa do...
tracking img