Definição didática: marley e eu

Páginas: 9 (2084 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
Disciplina: Didática II
Professora: Úrsula Porto da Costa
Filme: Marley e eu

Contexto Histórico:
John e Jenny haviam acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa e nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse ‘dom’ no DNA, justamente porque matara umaplanta, presente do marido, por excesso de cuidado – afogando-a. Então, eles decidiram ter uma mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; só depois tem uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado à mãe, porém suas ‘preces’ não sãoatendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma. Marley rapidamente cresceu e se tornou um gigantesco e atrapalhado labrador de 44 kg, um cão como nenhum outro. Ele arrebentava portas por medo de trovões, rompia paredes de compensado, babava nas visitas, apanhava roupas de varais vizinhos, e comia praticamente tudo que via pela frente, incluindo tecidos de sofás e jóias. As escolas deadestramento não funcionaram – Marley foi expulso por ter ridicularizado a treinadora. Mas, acima de tudo, o coração de Marley era puro. Da mesma forma que ele recusava alegremente qualquer limite ao seu comportamento, seu amor e lealdade também eram ilimitados. Marley repartia o contentamento do casal em sua primeira gravidez e sua decepção quando sobreveio o aborto de Jenny. Ele estava lá quando osbebês finalmente chegaram e quando os gritos de uma adolescente de dezessete anos cortaram a noite ao ser esfaqueada. Marley ‘fechou’ uma praia pública e conseguiu arranjar um papel num filme de longa-metragem, sempre conquistando corações ao mesmo tempo em que bagunçava a vida de todo mundo. Por todo esse tempo, ele continuou firme, um modelo de devoção, mesmo quando sua família estava quaseenlouquecendo. Eles aprenderam que o amor incondicional pode vir de várias maneiras.

Grupo familiar:
O grupo familiar desse filme compõe-se basicamente por um casal de recém-casados, John e Jenny que futuramente engravida de seu primeiro filho, mas o aborta tentando mais tarde outra gravidez com sucesso.

Perfil do pai:
John era um jovem pai, tipo marinheiro de primeira viagem , apaixonado porsua esposa e ávido por ter filhos mas interpelado por sua esposa Jenny que não pensa em engravidar logo. Disposto a tudo pela esposa, reforça seu relacionamento tentando fazer as vontade de Jenny quando decidem comprar uma mascote para o casal em detrimento ao filho que ainda não tem.

Perfil da mãe:
Jenny, jovem, recém casada, insegura quanto ao futuro do relacionamento pois não se acha aptaa engravidar e a cuidar de um recém-nascido pois matou uma planta por cuidar demais dela e incutiu na mente que não poderia cuidar de um bebê.

Relação do filme com a educação:
O filme trata basicamente de relacionamentos afetivos entre homem e animal, mas mostra delicadamente o perfil de cada personagem no seu íntimo psicológico. Podemos criar uma ambigüidade entre pais e filhos, quando ofilho é substituído por um cão que não aceita de qualquer forma algum tipo de instrução por ser hiperativo. Então neste contexto, encaixa-se perfeitamente a educação, com maneiras didáticas de se consertar o que está errado, traçando parâmetros de educação para uma cachorro que não tem conserto.

Relação do Filme com a Didática:
Didática é a arte de ensinar, portanto, partindo deste princípiobásico da disciplina podemos sim relacioná-lo sob dois aspectos: 1) Os métodos utilizados no filme para ensinar um cão e a família que o recebeu e; 2) o filme por si utilizado para mostrar a didática aos alunos que o assistem.
Entretanto há que se mencionar a psicologia impregnada no filme do começo ao fim, começando pelo perfil da mãe ( Jenny) que não engravida por medo, o perfil do pai que quer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • definição de didática
  • Marley eu
  • marley e eu
  • Marley & Eu
  • MARLEY E EU
  • Eu e marley
  • Marley e eu
  • marley e eu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!