Definição de temperança

Páginas: 2 (273 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
A temperança pode ser definida como a moderação de nossos prazeres, nos tornando seus senhores ao invés de seus escravos. Não consiste na superação de nossos limites,mas na arte de respeitá-los. Porém, não é fácil e muitas vezes possível de se alcançar e é isso que faz desta doença da imaginação uma virtude.

Essa imposição delimites traz uma liberdade de escolha entre desfrutar ou não tal prazer, assim o aproveitamento torna-se mais prazeroso e, consequentemente, um meio para a felicidade. Outradefinição seria o contentamento com o pouco, mas o enfoque não está necessariamente no pouco prazer desfrutado e sim no poder do contentamento.

Ao invés deprisioneiros do prazer, prisioneiros da falta, até mesmo a sociedade acaba por lhes faltar. Isso porque eles querem sempre mais, não existe contentamento, nem mesmo o excessosatisfaz. No meio desenvolvido, é fácil conseguir o necessário, o difícil é encontrar alguém que se contente com o mesmo. Saber apreciar o supérfluo é intensificar o seuprazer, prazer de ser senhor de seus prazeres.

Em uma sociedade de abundancias, se morre e se sofre mais por temperança do que por fome ou ascetismo. É uma virtude paratodos os tempos, quando mais necessário, mais favorável é. É também, a mais elevada das virtudes cardeais, sendo a prudência a mais necessária e a coragem e a justiça asmais admiráveis.

Por fim, tem por objeto os desejos mais necessários na vida de um indivíduo e de sua espécie, os mais fortes e difíceis de controlar. Uma regulaçãovoluntária dos impulsos irracionais de nossos afetos ou apetites, um poder de superar os gêneros da embriaguez e, portanto, superar também a embriaguez da virtude.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • temperança
  • temperança
  • TEMPERANÇA
  • Especialidade de Temperança
  • O valor da temperança
  • A estrela e a temperança
  • definição
  • Definição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!