Definição de organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de organização
[pic]
 
O que é uma organização? Por que e como elas se formam? Que tipos de formações organizacionais podem ser encontrados na sociedade?  Esta unidade irá responder a essas questões.

Desde os primórdios de sua presença na Terra, o homem buscou se agrupar para conseguir suprir as necessidades básicas de segurança e alimentação. O homem não é o único animalgregário, lobos e hienas vivem e caçam em grupo, outros exemplos poderiam ser facilmente encontrados. O que diferencia substancialmente o homem dos outros animais é o domínio de uma linguagem complexa que permite a colaboração intensa entre os membros do grupo. Ao discutirmos organização inevitavelmente devemos nos referir ao conceito sociedade. Esse termo possui inúmeras definições no campo das ciênciassociais aplicadas, porém, selecionamos o que consideramos adequado aos nossos fins. Para a definição de sociedade utilizaremos o conceito de Ralph Linton: “Sociedade é todo grupo de pessoas que vivem e trabalham juntas durante um período de tempo suficientemente longo para se organizarem e para se considerarem como formando uma unidade social, com limites bem definidos”. (LINTON, 1982: 97)

Emoposição ao que designamos por sociedade podemos encontrar duas categorias: a primeira delas seria representada pelo indivíduo totalmente isolado, o que não passa de uma abstração, algo mais facilmente encontrado na ficção que na vida real (Tarzan, Mogli); a segunda seria o agregado. O agregado constitui um ajuntamento humano provisório, que após atingir determinado fim se desfaz. Um simplesagregado humano não corresponde a uma sociedade. Para que um agregado se converta em sociedade será necessário que algumas condições se realizem:

• Acomodação e organização do comportamento de seus componentes.

• Desenvolvimento de uma consciência de grupo, um sentimento de unidade.

• Circulação e assimilação de idéias e emoções que possibilitem a cooperação permanente de seus membros. 

 [pic]
Unidade 2
 
É a partir da possibilidade de se comunicar e de interagir com os semelhantes que surgirão as primeiras tentativas de organização. Podemos definir organização como uma combinação intencional de pessoas e de tecnologias para atingir determinados fins. Agora que temos uma primeira definição de organização, vamos conhecer mais algumas:
Chester I. Banard define organização como:"um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas". Para este autor, a organização só existe quando se cumprirem os seguintes requisitos: 1 - há pessoas capazes de se comunicarem e que, 2 - estão dispostas a contribuir com ação conjunta, 3 - a fim de alcançarem um objetivo comum.
Nessas diferentes definições ressalta-se uma característica comum: toda organizaçãopressupõe um processo de interação entre seus componentes. Da eficácia dessas interações internas e externas dependerá o sucesso da organização. Na tabela ao lado aparecem vários exemplos de organizações.

 Unidade 3
As organizações são sistemas abertos. Sistemas são conjuntos de elementos relacionados de forma dinâmica desenvolvendo atividades que visam um fim pré-determinado. Todo sistema processamatéria-prima obtida junto ao meio ambiente, depois devolve a este suas criações na forma de serviços e produtos. Um exemplo de sistema pode ser observado no gráfico exibido ao lado. Os sistemas organizacionais variaram ao longo da história. Para nos atermos apenas ao último século podemos realizar a seguinte divisão: industrialização clássica (1990-1950); industrialização neoclássica (1950-1990) e,era da informação (após 1990). Baseamos esta classificação nas observações de Idalberto Chiavenato, que por sua vez baseia-se em Peter F. Drucker.  Acompanhe no quadro ao lado as principais características das organizações em cada uma das eras. Finalmente deveremos apresentar os dois modelos fundamentais de configuração organizacional, as estruturas: vertical e horizontal.
[pic]

 
 ...
tracking img