Definição de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Dentre várias definições existentes para o Marketing, podemos estabelecer uma distinção entre definições Sociais e Gerenciais.
SOCIAL: Mostra o papel desempenhado pelo Marketing na sociedade.
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos eserviços de valor com outros.
GERENCIAL: Neste caso o Marketing é descrito como “a arte de vender produtos” para Peter Drucker, o importante não é vender, vender é apenas a ponta do iceberg. O importante é ter o cliente pronto para comprar, adaptado ao produto.

O Marketing é atender as necessidades básicas dos consumidores, deixando-os satisfeitos (Alex Caparelli).
MIX DE MARKETING– É o conjunto de ferramentas de Marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de Marketing no mercado-alvo.
Mix ou Composto de Marketing devem ser tomadas para que exerça influência sobre os canais comerciais, bem como sobre os consumidores finais.


MIX DE MARKETING PRODUTOPRAÇA Variedade de Produtos Canais Qualidade Cobertura Design MERCADOS ALVO Variedade CaracterísticasLocais Nome da Marca Estoque Embalagem Transporte Tamanhos PREÇO PROMOÇÃO Serviços Preço de |ListaPromoção de Vendas Garantias Descontos Publicidade Devoluções Concessões Força de Vendas Prazo de Pagamentos Relações Públicas Condições de Financiamento Marketing Direto |
Observe que os 4Ps representa a visãoque a empresa vendedora tem
das ferramentas de Marketing disponíveis para influenciar compradores.

DEFINIÇÃO DE VALOR E DE SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE
Há mais 35 anos Peter Drucker observou que a primeira tarefa de uma empresa é “criar clientes”. Mas os clientes de hoje se deparam com um vasto universo de produtos, marcas, preços e fornecedores, pelos quais optar. Como os clientes fazem aescolha?
Acreditamos que os clientes avaliam qual oferta proporciona maior valor. A probabilidade de satisfação e repetição da compra depende da oferta de atender ou não a essa expectativa de valor.
Valor para o cliente: Nossa premissa é que os clientes comprarão da empresa que, segunda a percepção deles, oferecer o maior valor.
Satisfação do Cliente: A satisfação do comprador após arealização da compra depende do desempenho da oferta em relação às suas expectativas. De modo geral: Satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto à sua expectativa.

O QUE O CLIENTE ESPERA?
Os Clientes esperam que sua empresa gerencie o relacionamento com eles.
Segundo Stone e Woodcock, o fato éque os clientes esperam cada vez mais que seus relacionamentos com empresas – e até mesmo com organizações públicas – sejam gerenciados.

ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE
Os Clientes devem ser identificados e atendidos suas necessidades e desejos. Para isso:
1) Seus clientes são seu maior patrimônio;
2) Para isso é necessário entender as necessidades dos seus clientes...
tracking img