Definição de gestão de pessoas e mudanças organizacionais

Etapa 1 – Passo 1:
-DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS:
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos,políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através daparticipação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e essa área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de RecursosHumanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais
O setor de gestão de pessoas possui uma granderesponsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional.
Gestão de Pessoas é odepartamento dentro da empresa, responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento Pessoal. Podemos dizer que é o coração da organização, pois todos os processospessoais de todos os colaboradores passam por essa área.
É também responsável pela disseminação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos internos, e os mecanismos defuncionamento dos elementos que compõem a empresa.
Na Gestão de Pessoas de uma organização são tratados:
• Análise e descrição de cargos;
• Planejamento e administração de cargos e salários;
•Recrutamento, seleção e admissão;
• Orientação e integração de novos colaboradores;
• Criação de incentivos e benefícios;
• Avaliação de desempenho;
• Comunicação aos colaboradores;
• Treinamento edesenvolvimento;




MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS:
As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente...