-Definição de Estatística
A palavra estatística é do latim e significa “estado”. Este termo provém do primeiro uso da estatística eu tinha como função o registro de dados (nº de habitantes dapopulação, nº de casamentos…) e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números.
Passado muito tempo a estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexaciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas.
Uma boa definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, àapresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.
No nossoquotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas.

Em linhas gerais a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos.NOÇÃO DE POPULAÇÃO OU UNIVERSO ESTATÍSTICO.

A Estatística parte da observação de grupos, geralmente numerosos, aos quais damos o nome de população ou universo estatístico.
A cada elemento dapopulação estudada, denominamos de unidade estatística ou elemento.
Assim, quando é feita uma coleta de dados sobre um determinado assunto, chama-se universo estatístico ou população estatística oconjunto formado por todos os elementos que possam oferecer dados pertinentes ao assunto em questão.
Dessa forma Universo Estatístico ou População Estatística é o conjunto de todos os elementos quecompõem o estudo em questão. Exemplos:

a) O governo brasileiro encomenda ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma pesquisa para conhecer o salário médio do brasileiro.
Ouniverso estatístico ou a população estatística é nesse caso, o conjunto de todos os assalariados brasileiros.
Para isso, encomenda uma pesquisa a uma empresa especializada. O universo estatístico ou... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Definição de estatística. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Defini%C3%A7%C3%A3o-De-Estat%C3%ADstica/722185.html

MLA

"Definição de estatística" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Defini%C3%A7%C3%A3o-De-Estat%C3%ADstica/722185.html>.

MLA 7

"Definição de estatística." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Defini%C3%A7%C3%A3o-De-Estat%C3%ADstica/722185.html>.

CHICAGO

"Definição de estatística." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Defini%C3%A7%C3%A3o-De-Estat%C3%ADstica/722185.html.