DEFINIÇÃO DE ECONOMIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2989 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A economia é dedicada a satisfazer necessidades administrando recursos escassos, ou seja, a atividade econômica é aquela aplicada na escolha de recursos para o atendimento destas necessidades humanas.
Muitas vezes o fenômeno econômico dita o surgimento de uma instituição jurídica ou vice-versa. Se ao Direito está dada à incumbência de organizar a ordem social e se dentro da ordemsocial inclui-se também a economia, podemos relacionar as relações entre Economia e o Direito, para que haja uma sociedade mais igualitária, harmoniosa e em desenvolvimento.

Definição de Economia
A palavra economia pode-se definir como a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. O que querdizer é que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. Esta ciência ao estudar o comportamento humano e os recursos está relacionada com a ciência política geral das nações e sobre tudo, à vida das pessoas.
Analisando o termo, este deriva do grego cujo significado é “administração do larou a família”, por tanto, dentro da própria definição podemos intuir o seu significado na atualidade. O conceito de economia, por tanto, está em constante estudo e análise dos problemas dos humanos enquanto a que coisa produzir, que quantidade, para quem e quando faze-lo. Para entender melhor isto podemos ver de forma mais exata a verdadeira função da economia, que consiste em dar os critériosmais racionais, depois de estudar o explicado anteriormente, para que os recursos existentes escassos sejam repartidos da melhor maneira possível e de forma eficiente.
Dentro da economia, existem duas principais: a microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia estuda os comportamentos dos indivíduos (consumidores e produtores) e o mercado onde interagem. A macroeconomia estuda o resultado doscomportamentos desses indivíduos. A economia é usada em várias organizações humanas, sejam públicas ou privadas, além de domínios como finanças, agricultura, mercado de trabalho…
A economia é uma ciência complicada para os que não são expertos, mais os conceitos mais básicos dela são a oferta e a demanda. A oferta são os produtos e tem relação com a quantidade de produtores capazes de produzi-los. Ademanda está relacionada com os usuários que querem esses produtos e estão dispostos a pagar uma quantidade (preço) por eles num determinado tempo e dentro dos níveis possíveis de preços determinados pelos produtores. Dependendo do preço terá mais usuários ou menos. O ponto de união entre oferta e demanda é chamada equilíbrio de mercado.
O resultado da economia depende de quem a estude porquenão é um valor fixo, sempre está mudando pelos diferentes fatores que intervierem no estudo.




Definição de Direito
O significado de direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país (direito objetivo). Também pode ter o sentido de reto, certo, de agir de forma correta, com retidão.
A ciência do direito é um ramo das ciências sociais queestuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. É uma disciplina que transmite aos estudantes de direito um conjunto de conhecimentos relacionados com as normas jurídicas determinadas por cada país.
O conjunto de normas vigentes em um país também é designado por direito objetivo. O direito objetivo engloba tanto a legislação de cada país quanto o conjuntodas normas jurídicas de determinado ramo do direito, por exemplo, direito administrativo, direito civil, direito penal, entre outros.
A faculdade legal de praticar ou não um determinado ato é designada por direito subjetivo. Neste caso, o direito se refere ao poder que pertence a um sujeito ou grupo. Por exemplo, o direito de receber aquilo pelo qual se pagou.
O direito como conjunto de normas...
tracking img