Definição de comportamento organizacional e visão sistêmica

SUMARIO

1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL .................................2
2. CONCEITO DE VISÃOSISTÊMICA...........................................................................4
3.1. Conceito de visão sistêmica e Mudança..................................................5
3. OPINIÃO DOGRUPO...................................................................................................6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA..........................................................................................7

1. Definição de Comportamento OrganizacionalO Comportamento Organizacional (C.O.) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas visando melhorar sua produtividade.Como dar explicação, precisão e controle do comportamento humano, explicação essa que busca identificar razões pelas quais ocorrem certos fatos. A previsão está direcionada a eventos futurosestabelecendo resultados a serem alcançados com uma ação especifica. O controle por fim é um “objetivo controverso”, pois há a dificuldade em monitorar o comportamento humano, que é parte fundamental daorganização.
Características identificadas do C.O. são, por exemplo, o fato de englobar conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas, a abordagem integrativa, unindo odesenvolvimento técnico/conceitual com o aprendizado natural, aprendizado esse que nada mais é que as habilidades interpessoais. Voltada para quatro tipos de comportamentos que são: produtividade,absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional. E principalmente se preocupar com a satisfação no trabalho diretamente atrelada à eficiência e eficácia.
As principais variáveis do comportamentoorganizacional são estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.
Como principais oportunidades e desafios para o uso dos conceitos temos:...
tracking img