Definição de comportamento organizacional e visão sistêmica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1349 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL .................................2
2. CONCEITO DE VISÃO SISTÊMICA...........................................................................4
3.1. Conceito de visão sistêmica e Mudança..................................................5
3. OPINIÃO DOGRUPO...................................................................................................6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA..........................................................................................7

1. Definição de Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional (C.O.) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas visando melhorar sua produtividade.Como dar explicação, precisão e controle do comportamento humano, explicação essa que busca identificar razões pelas quais ocorrem certos fatos. A previsão está direcionada a eventos futuros estabelecendo resultados a serem alcançados com uma ação especifica. O controle por fim é um “objetivo controverso”, pois há a dificuldade em monitorar o comportamento humano, que é parte fundamental daorganização.
Características identificadas do C.O. são, por exemplo, o fato de englobar conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas, a abordagem integrativa, unindo o desenvolvimento técnico/conceitual com o aprendizado natural, aprendizado esse que nada mais é que as habilidades interpessoais. Voltada para quatro tipos de comportamentos que são: produtividade,absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional. E principalmente se preocupar com a satisfação no trabalho diretamente atrelada à eficiência e eficácia.
As principais variáveis do comportamento organizacional são estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.
Como principais oportunidades e desafios para o uso dos conceitos temos:*Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa.
*Melhorar as habilidades humanas: motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho e comunicação eficiente, etc.
*Como desafio mais importante e abrangente a questão das raças, etnias, sexo dos participantes, deficientes físicos e homossexuais.
*Globalização.
*Fortalecer os funcionários.*Estimular a inovação e a mudança.
*Lidar com a temporariedade.
*Equilíbrar a vida pessoa e profissional.
*Lealdade dos funcionários.
*Motivar os trabalhadores e manter a competitividade global das orgs.
*Melhorar o comportamento ético.
Em síntese, podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional, sendo esta perspectivada como um conceitomultifacetado, que deve ser operacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes para os vários setores e partes interessadas da organização.

2. Conceito de visão sistêmica

Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferênciano mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.
Segundo Martinelli (2006, p.3) a abordagem sistêmica foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência.
O pensamento sistêmico é uma nova formade percepção da realidade, que quanto mais são estudados os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser tratados de maneira isolada. São Problemas sistêmicos, ou seja, estão diretamente interligados e são interdependentes (Capra 1996).
O pensamento sistêmico segundo a educadora e pesquisadora Behrens, é um pensamento que surgiu no século XX em contraposição ao pensamento...
tracking img