Definição de classe social por emile durkheim , karl marx e max weber

CLASSES SOCIAIS:
- Emile Durkheim
Durkheim compara a sociedade a um corpo humano, onde o Estado teria a função do cérebro, o qual elaboraria as representações coletivas que aperfeiçoem asolidariedade. Para ele, todas as partes do corpo social teriam uma função e não existiria hierarquias entre as diferentes partes, acarretando em uma sociedade harmônica. Para Durkheim, até o crime éconsiderado normal, pois não há sociedade onde ele não exista, até porque o delito, segundo Durkheim, tem uma função social, que é a função de manter e gerar uma coesão social.
-Karl Marx
Segundo a ópticamarxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classedominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e asclasses dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas declasses, de forma que sempre que uma classedominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para aperpetuação da exploração.
-Max weber
Weber, elaborou "um conceito de classe social baseado em critérios do mercado econômico, e de sua dominação por uma política de controle monopolista. Embora semnegar a existência dos conflitos de classes, não os considerou como elemento único que leva à transformação social; afirmou que, quando tal conflito se verifica, é acompanhado por outros fatores,favoráveis ao rompimento das ordenações existentes na vida das sociedades."
DEFINIÇÃO DE ESTADO
- Emile Durkheim
Para ele, os fatos sociais se apresentam constantes em diversos períodos histórios e asrealizações da humanidade apresentam compõe o seu fundamento.
Ele destaca aqueles atos praticados culturalmente daqueles que constituem fenômenos persistentes no tempo. Assim, o suicío requer um...