Definição das cências sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição das Cências Sociais

As ciências sociais são áreas de estudo acadêmicas que investigam aspectos das sociedades humanas.
Algumas dessas áreas se utilizam de métodos científicosempíricos comparáveis aos usados pelas ciências naturais, de modo a simular os padrões utilizados por outras áreas.
Entretanto, um bom número das ciências sociais usa métodos de análise crítica ou dehermenêutica para estudar objetos de investigação que não se adequariam aos procedimentos comuns do método científico.
O termo “ciência social” é um termo de cobertura que, na prática, abrange todas asáreas de estudo fora das ciências naturais. Dentre as áreas consideradas parte das ciências sociais estão a antropologia, os estudos de comunicação, estudos culturais, arqueologia, demografia, economia,história, geografia política, relações internacionais, lingüística, filologia, ciências políticas, sociologia, psicologia, entre tantas outras.
O uso do termo pode também ser relacionadoespecificamente às chamadas “ciências da sociedade”, estabelecidas no século XIX pela sociologia, tendo como influências Durkheim, Marx e Weber. Sociólogos de linha positivista usualmente tentam imitar as ciênciasnaturais como modelo para compreender a sociedade, definindo “ciência” no sentido mais estrito do termo.
Os pesquisadores não adeptos do positivismo usam de crítica social e interpretação simbólicano lugar de observação empírica, levando-os a considerar o termo “ciência” de uma forma mais ampla e menos ligada às metodologias empiricistas.
São várias as áreas das ciências sociais, como jámencionado. Essas disciplinas são todas objetos de ensino e pesquisa em nível universitário, constituindo-se áreas autônomas, e são definidas e reconhecidas pelos periódicos científicos em que suaspesquisas são publicadas.
As áreas das ciências sociais também têm diversas subdisciplinas e subáreas, sendo que em muitos casos não há justificativas realmente sólidas para a existência de...
tracking img