Definição aglomerantes

AGLOMERANTES

DEFINIÇÃO

É um material ligante, em geral pulverulento, que promove a união entre os grãos do material inerte (agregado). Eles são utilizados na obtenção de:

• Pastas –aglomerante com H2O;
• Argamassas – aglomerante + H2O + agregado miúdo;
• Concretos – aglomerantes + H2O + agregado miúdo + agregado graúdo.

a) Os aglomerantes misturam-se intimamente com o H2O eendurecem por simples seca, ou então, o que é mais comum, em virtude de reações químicas.

b) Normalmente, por medida de economia e também para atenuar a influência nociva da retração, ele égeralmente acrescido de elementos inertes (agregados), que são materiais granulosos inertes, convenientemente graduados.

Observação: Retração – perda d’água entre os grãos do aglomerante, ocasionandoajuntamento desses grãos e, conseqüentemente, diminuição do volume do aglomerante, com aparecimento (normalmente) de trincas e fissuras.

c) Os aglomerantes utilizam os agregados também porquestão de aumento da resistência superficial.HISTÓRICO

Nas estruturas primitivas, eram empregados blocos de pedra simplesmente superpostos, peças de madeira ou barro adensado em camadas.
Comcerteza, o primeiro aglomerante utilizado pelo homem foi a argila (Assírios e Caldeus – citados na Bíblia).
A argila não sofre nenhum processo de tratamento e o seu endurecimento é motivado pelaevaporação da água de amassamento, sendo considerada um aglomerante quimicamente inativo (INERTE).
Quando a umidade superficial é removida por secagem, a argila endurece e adquire grande resistência,retornando geralmente à plasticidade inicial pela adição de mais água. Mesmo depois de endurecida, a argila é instável debaixo d’água.
As argilas são utilizadas até hoje e o fator responsável por suas...