Defina os tipos de transmissão de doenças, suas vias de transmissão e portas de saída das doenças do nosso organismo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Transmissão por contato: É a dissiminação de um agente de doença por contato direto, indireto ou goticulas.
Direto: Transmição de pessoa a pessoa atráves do ato sexual, organismo doente comorganismo sádio. Ex.: sífilis porta de saída é representada por lesão na área genital denominada craneo-duro.
Indireto: através de objeto inanimado. Via de transmição objetos levado a boca que tenham sidorecentemente contaminados, porta de saída do organismo: lesão avermelhada e irregular, com centro branco-azulado na mucosa da boca. Ex.: talheres, chupeta.
Goticula: Ou perdigotas, os organismos sãodissiminados por tosse, esperro, risada ou conversa, via de transmição inalação de goticulas expelidas pelo doente no ar, porta de saída do organismo: Dor nas costas, no lado afetado, que é agravadapela respiração e pela tosse. Ex.: peneumania.
2. Transmição por veiculo: Vias de transmição por um meio como água, alimentos e ar. Ex.: hepatite A via digestiva, água e alimentos contaminados, portade saída: vômito, náuseas, desconforto abdominal.
Água: Via de transmição água contaminada por esgoto não tratado. Ex.: cólera, shigelose, leptospirose. Contato: alimentos preparados com águacontaminada que moscas pousaram porta de saída do organismo: diarêia aguaza, causa da doença shigelose.
Alimentos: Via de transmição solo, mãos sujas, alimentos contaminados, mal refrigerados ou preparadoscom pouca higiene. Ex.: tricuriose, porta de saída do organismo: diarréia, dor abdominal, náuseas e vômito.
Ar: através de goticulas que penetram no aparelho respiratório, trato respiratorio,secreção do nariz e boca expelidos pelo doente, porta de saída, secreção nasal, tosse.
3. Transmição por vetores: São animais que transportam os patógenos de um hospedeiro para o outro que podem ser:Mecânica: É o transporte passivo de patógeneos nas patas do inseto ou de outras partes do corpo, via de tranmição: percevejo elimina fezes contaminadas com o parasito nos lábios e pálpebras do homem,...
tracking img