Deficientes visuais e sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUANDO HOUVER CRIANÇAS DEFICIENTES DA VISÃO EM SUA SALA DE AULA: SUGESTÕES PARA PROFESSORES
Íris Torres e Anne Lesley Corn

RESUMO
Abordando basicamente o ensino inclusivo, as autoras deixam clara a necessidade do professor especializado, em salas de recursos ou através do ensino itinerante, como sendo de participação imprescindível no processo educacional de crianças portadoras dedeficiência visual.


ABSTRACT
This article is about integrated school. The authors explain that specialized teachers, with appropriate facilities, are crucial to help handicapped children in their educational process.




A educação pública tem responsabilidade com todas as crianças e isso inclui as portadoras de deficiência. À medida que jovens deficientes da visão são integradosnas escolas da comunidade, muitos professores regulares de sala de aula estarão trabalhando pela primeira vez com uma criança portadora de deficiência visual.
Este texto é um resumo adaptado às condições brasileiras do livro “When you have a visually handicapped child in your classroom: sugestions for teachers”, publicado pela primeira vez em 1977, pela American Foundation for the Blind, noidioma inglês. As autoras, Anne Lesley Corn e Íris Torres, dirigiram-no principalmente para o professor do ensino regular que oferece instrução a uma criança com deficiência visual, abordando a realidade da escola nos Estados Unidos.
Desde sua impressão inicial, alcançou grande popularidade e sucesso: mais de 100.000 cópias de “Quando você tem uma criança deficiente da visão em sua sala deaula: sugestões para os professores” foram impressas desde 1981. Porém, nos últimos dez anos, têm ocorrido grandes mudanças relativas à educação de crianças cegas e de visão subnormal, o que garantiu que se fizessem significativas revisões, como o aumento do acesso aos computadores pessoais por dispositivos de fala, o desenvolvimento do Optacon e componentes de currículo, que são dirigidos àshabilidades sociais, transições da escola para o trabalho, intervenção precoce e o treinamento de orientação e mobilidade de alunos em idade pré-escolar. Como resultado, as autoras fizeram modificações e acréscimos a esta segunda edição, como uma nova seção sobre acesso a computadores, maior ênfase em habilidades sociais e expectativas na participação em sala de aula de alunos cegos e portadores devisão subnormal.
Professores do ensino regular, em escolas elementares e secundárias, que têm alunos com deficiência da visão em suas turmas, foram os primeiros a serem ouvidos em ambas as edições da publicação. Porém, muitos outros, como pais, administradores, pessoal de serviço, colegas videntes e seus pais, enfermeiras escolares e médicos, tutores, conselheiros, pessoal de recreação,provedores de serviço comunitário, e todos os interessados em interagir com crianças com deficiência visual serão beneficiados com as informações aqui contidas. Professores de educação especial que trabalham com alunos deficientes visuais com múltipla deficiência também acharão úteis as estratégias aqui apresentadas.
As autoras incluíram novo material, demonstrando seu conhecimento sobre assuntosatuais e preocupações relativas à educação de cegos e portadores de visão subnormal. O desenvolvimento da auto-estima e independência dos alunos é dirigido através de informações somadas a expectativas, orientação e mobilidade, habilidades sociais e dispositivos adaptativos a serem usados na sala de aula, bem como durante o lazer e atividades diárias, acesso a auxílio pedagógico, teste deprocedimento e visão funcional reduzida.
Além de incorporar mudanças que demonstram sua consciência dos avanços nos serviços educacionais que têm ocorrido desde 1977, Torres e Corn também têm mostrado que conhecem o que educadores regulares querem e precisam saber quando têm em sua sala de aula uma criança com deficiência da visão. O material aqui oferecido ajudará não só os professores regulares de...
tracking img