Deficientes visuais e alditivos

721 palavras 3 páginas
PROPOSTA DA ATPS

Foi lançado como proposta, a criação de um encarte para DVD, como peça principal, com o intuito de divulgação em uma campanha pedagógica voltada para o público especial (deficientes visuais e auditivos). Dentro da proposta, será desenvolvido como fictício a venda de vídeo aulas para esse publico e divulgação da mesma em cartaz.

COMUNICAÇÃO COM DEFICIENTES AUDITIVOS

Pessoas com deficiência auditiva, preferem se comunicar por meio da língua de sinais em vez da oralidade. As informações são recebidas pelos mesmos por meio da visão, com isso pratica-se também a leitura labial.

Para que possam entender o que as pessoas querem transmitir, é indicado pelos especialistas que sempre que for comunicar com esse público mantenha se o contato frente a frente, usar frases para que facilite o entendimento, demonstrar paciência e usas a linguagem de sinais (Libras).

FIGURA 01 - Deficiente Auditivo FIGURA 02 - Comunicação em Libras

Fonte:Google Fonte:UFSJ

COMUNICAÇÃO COM DEFICIENTES VISUAIS

Cegos e pessoas com algum tipo de deficiência visual, também podem usar o software desenvolvido para os mesmos com ativação por voz, esse converte a voz de um alto falante em palavras, utilizando um formato de processamento de texto.

Existem cegos que também usam gravações de livros ou de áudio para ouvir em vez de lê-los.

Na maior parte do público cego, usa-se o sistema Braille. O mesmo é um processo de escrita e leitura, baseado em sessenta e quatro símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos de cada, a leitura em braille é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

Esse sistema de leitura foi criado pelo francês Louis Braille (1809-1852), que por ventura perdeu a visão aos três anos e criou o mesmo aos dezesseis anos. O código Braille não foi a primeira iniciativa que permitia a leitura por cegos, havia métodos com inscrições em alto-relevo que

Relacionados

  • Deficientes visuais e alditivos
    721 palavras | 3 páginas
  • Deficientes visuais e alditivos
    721 palavras | 3 páginas